“Preocupada” com a Lava Jato, Gleisi quer Moro em CPI
Presidente do PT também fala em convocar Deltan Dallagnol
Henrique Gimenes - 11/06/2019 18h35 | atualizado em 11/06/2019 18h52

Nesta terça-feira (11), a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann, afirmou que a oposição quer criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol. O motivo seriam as conversas vazadas entre os dois a respeito da Lava Jato.
Os diálogos foram revelados pelo The Intercept e apresentam Moro, na época juiz responsável pelos casos da operação, e Dallagnol discutindo ações entre eles. Uma delas foi o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Gleisi, os diálogos comprometem a operação.
– Oposição decidiu hoje pela necessidade de CPMI para apurar as condutas de procuradores e juízes [por] crimes cometidos contra Lula. Os fatos revelam grave violação à Constituição, comprometendo a imparcialidade e legitimidade da Lava Jato – ressaltou.
A parlamentar ainda pediu que Moro e os procuradores da Lava Jato sejam afastados de suas funções imediatamente.
– Exigimos imediato afastamento do ministro da Justiça e procuradores da Lava Jato e trabalharemos para convocar Moro e Dallagnol para se explicarem. Manifestamos solidariedade irrestrita a Glenn Greenwald, do The Intercept, e sua família – destacou.
Leia também1 Conversa entre Moro e Deltan divulgada no Facebook é falsa
2 Moro irá ao Senado explicar diálogos vazados no dia 19