Leia também:
X Vacina da alemã CureVac contra a Covid-19 decepciona em teste

Prefeito petista decreta novo lockdown após alta de casos

A medida já foi imposta na cidade em fevereiro deste ano

Pleno.News - 17/06/2021 14h55 | atualizado em 17/06/2021 15h17

Edinho Silva, prefeito de araraquara
Edinho Silva, prefeito de Araraquara Foto: Divulgação/PT

Depois de registrar alta nos casos de Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo, nesta quinta-feira (17) a prefeitura de Araraquara (SP) anunciou um novo lockdown. O decreto prevendo o fechamento do comércio de outras medidas de distanciamento social será publicado no fim da tarde de hoje.

Os moradores de Araraquara já conviveram com um lockdown rigoroso de 10 dias no fim de fevereiro, por causa do colapso na Saúde, e a medida foi apontada como a causa da queda dos números de infectados.

Nas últimas semanas, os casos da doença voltaram a crescer na cidade e em várias partes do Brasil. Então, o prefeito Edinho Silva (PT) disse que a medida é incontornável.

– Estamos no terceiro dia consecutivo de uma curva crescente de contaminações, o que nos leva a discutir com os profissionais da Saúde a necessidade de aumentar as restrições novamente – disse o petista.

O objetivo do lockdown é reduzir a pressão na rede hospitalar de Araraquara. Segundo o prefeito, a taxa de ocupação de leitos de UTI está próxima da lotação total.

– Daqui a uma semana ou dez dias, vamos ter uma pressão muito forte sobre os leitos, e precisamos agir agora – disse.

Edinho disse ainda que a população sabe que, nesse momento, só o lockdown resolve o problema e citou a queda do números de casos de infecção por Covid em fevereiro, quando o sistema de Saúde estava entrando em colapso. O fechamento total da cidade na época foi apontado como o fator determinante para a melhora daquele cenário.

– Tivemos reduções importantes, com 74% de queda na média móvel dos contaminados, 62% [de queda] dos óbitos e uma importante redução na ocupação de leitos hospitalares – disse Edinho.

O período mínimo previsto para o lockdown é de sete dias, mas a medida pode ser ampliada por até 15 dias.

Nesta quinta, das 856 amostras de sangue analisadas em Araraquara, 202 testaram positivo para Covid; um percentual de 23,59%. Pelo terceiro dia, o índice ficou acima de 20%, determinando o fechamento da cidade, conforme decreto municipal.

– Temos de fazer o lockdown porque os leitos públicos e privados de UTI estão lotados. Nosso sistema de Saúde está superlotado; e, enquanto não temos todos vacinados, é imprescindível o isolamento social – disse a secretária municipal de Saúde, Eliana Hounain.

*Estadão

Leia também1 Eleições: Bolsonaro diz que não comentará preferência para SP
2 PTB expulsa deputada pega com microfone da Globo em reunião
3 Vacina da alemã CureVac contra a Covid-19 decepciona em teste
4 Governador do MA, Flávio Dino anuncia sua saída do PCdoB
5 SP: Câmara debate mudar nome 'Escolhi Esperar' de projeto de lei

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.