Prefeito manda remover fotos de protesto contra Bolsonaro
Caso aconteceu em Guarulhos. Imagens eram de fotojornalista e registram manifestação
Ana Luiza Menezes - 20/10/2019 21h46 | atualizado em 21/10/2019 00h18

Neste domingo (20), sob ordens do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), foram retiradas cinco fotografias da exposição Universo Feminino, no Centro Municipal de Educação Adamastor, organizada pelo coletivo Fotógrafas Guarulhenses.
As imagens em questão são da fotojornalista Janaina Reis e registram o protesto que reuniu milhares de mulheres no Largo da Batata contra o então candidato à presidência Jair Bolsonaro, em setembro do ano passado.
Em um áudio, que foi disseminado na internet, o prefeito falou com o subsecretário de cultura Adalmir Abreu sobre as imagens.
– Fazer uma menção contra um governo federal que acabou de começar? Cara, é um absurdo – disse ele.
Em seguida, Costa deu uma ordem.
– Vocês têm dez minutos para retirar isso, tudo que faça menção às questões políticas, partidárias, nominais, eu quero fora.
Nas redes sociais, o coletivo responsável pela mostra alegou que não foi informado com antecedência da retirada das obras e disse que a exposição não se refere à política, mas ao universo feminino.
A prefeitura informou, em nota, que “ao saber que na exposição havia um conjunto de quadros de caráter político-partidário, o prefeito determinou que somente esses fossem retirados imediatamente, já que o Centro Municipal de Educação Adamastor é um espaço público inapropriado para manifestações de cunho político”.
*Folhapress
Leia também1 No Twitter, Moro critica o UOL por matéria 'falsa e caluniosa'
2 Bolsonaro esclarece aumento no cartão de crédito: "Má-fé"
3 Em guerra contra Bolsonaro, Frota diz valer até 'Lula solto'