Leia também:
X Moraes une inquérito de milícias digitais a apuração de Bolsonaro

Prédio da Ufes separa banheiros por identidade de gênero

Centro de Educação da Universidade fala em possibilitar que o usuário escolha o toalete que condiz com sua orientação sexual

Pleno.News - 10/05/2022 17h37 | atualizado em 10/05/2022 18h02

Banheiro do Centro de Educação da Ufes Foto: Reprodução

O Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) adotou a separação dos banheiros masculino e feminino conforme a identificação de gênero da pessoa, não de seu sexo biológico. Assim, qualquer estudante que se declare mulher pode acessar o toalete feminino, e vice-versa.

Conforme o texto da resolução 009/2021, o objetivo é favorecer pessoas transexuais, travestis e transgêneros, “não devendo ser imposto o uso deste ou daquele [toalete] conforme o sexo biológico, mas respeitada a escolha de acordo com a identidade de gênero”.

De acordo com a assessoria da Ufes, a mudança não visa criar banheiros unissex, mas possibilitar que o usuário escolha o espaço que condiz com sua orientação de gênero. Eles ainda informam que os docentes e servidores já passaram por “ações de conscientização”, além de “encontros sobre diversidade sexual” e “garantia dos direitos humanos”.

Segundo informações do jornal Gazeta do Povo, a medida despertou oposição de alguns professores e funcionários da instituição, que disseram que a decisão não passou por ampla discussão dentro da universidade.

Para eles, a mudança prejudica a segurança de mulheres, que ficam expostas a homens que podem se aproveitar da medida e fingir outra orientação sexual para cometer abusos.

– A questão do banheiro é biológica, não de orientação sexual. Como vamos proteger as meninas de abusos? – questionou um dos servidores da universidade.

Leia também1 Calouros da PUC-Rio recebem cartilha em linguagem neutra
2 Colégio pode ter que indenizar a comunidade LGBT em R$ 500 mil
3 Papa critica rejeição a gays: Igreja "puro sangue" é seita
4 Fúria de militantes pró-aborto explode ante o Supremo dos EUA
5 México deporta travesti do Brasil que iria dar palestra em evento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.