Leia também:
X Heleno diz tomar remédio para evitar “atitude drástica” de Bolsonaro contra o STF

Precatórios: Câmara aprova texto do Senado em 1° turno

Texto da PEC deve ser analisado em segundo turno ainda nesta quarta-feira

Pleno.News - 15/12/2021 08h45 | atualizado em 15/12/2021 09h42

Plenário da Câmara dos Deputados Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

A Câmara aprovou nesta terça-feira (14), em primeiro turno, a segunda parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que pode garantir a abertura de um espaço fiscal de R$ 106,1 bilhões para aumento de gastos em 2022. Caso seja aprovada em segundo turno e promulgada, a medida permitirá ao governo pagar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400.

Os deputados aprovaram o limite de pagamento de precatórios até 2026, e não mais até 2036, e a destinação do espaço fiscal da PEC para o Auxílio Brasil e despesas previdenciárias. Foram 327 votos a 147 no primeiro turno. O texto ainda precisa ser votado mais uma vez na Câmara, o que deve acontecer nesta quarta-feira (15).

Por outro lado, a Câmara rejeitou uma proposta do Senado para garantir a maior parte das dívidas do antigo Fundef para estados, antes do período eleitoral. Essa medida foi aprovada por senadores alinhados aos governadores da Bahia e do Ceará, que esperam esses repasses de um fundo antigo que financiava a educação.

Após um impasse com o Senado durante o fatiamento da PEC, os deputados acabaram aprovando a maior parte das alterações. A vinculação do espaço fiscal, por outro lado, não garante que os recursos ficarão totalmente amarrados. As despesas poderão ser remanejadas no Orçamento de 2022. A oposição se posicionou contra a proposta, mas não conseguiu barrar a aprovação.

Inicialmente, líderes da Câmara haviam feito um acordo para manter o limite de pagamento dos precatórios da União na proposta, mas sem nenhuma data para vigência dessa limitação. No entanto, uma negociação de última hora fez o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, retirar a sugestão de mudança no texto (destaque) que previa a derrubada do prazo.

*AE

Leia também1 Heleno diz tomar remédio para evitar "atitude drástica" de Bolsonaro contra o STF
2 TSE decide unificar horário de votação em todo o país em 2022
3 "Como juiz, eu nunca enriqueci", diz Moro durante entrevista
4 Senado vota e aprova Anastasia como novo ministro do TCU
5 PF intima filho do presidente Bolsonaro a prestar depoimento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.