Leia também:
X Campanha de Jair Bolsonaro desmente que Lula foi inocentado

PRE abre investigação sobre caso Garcia e Vera Magalhães

Objetivo é analisar se há irregularidade que justifique uma apuração formal

Thamirys Andrade - 16/09/2022 12h48 | atualizado em 16/09/2022 13h03

Deputado Douglas Garcia e Vera Magalhães discutem após debate Foto: Reprodução / Twitter

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) abriu uma investigação preliminar sobre a confusão entre o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) e a jornalista Vera Magalhães. O órgão viu potencial de ilícito eleitoral ou até criminal por parte do parlamentar.

O objetivo do procedimento, segundo despacho assinado pela procuradora regional Eleitoral Paula Bajer, é analisar se há irregularidade que justifique uma apuração formal.

– Esclareça-se ao candidato a deputado federal que a apuração é preliminar e nova oportunidade lhe será dada depois de conhecidos e certificados os vídeos – observa Paula.

A PRE recebeu uma denúncia horas após o episódio. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, também chegou a enviar o caso para a Procuradoria Eleitoral adotar “medidas cabíveis”.

Uma investigação na esfera penal foi aberta pelo Ministério Público de São Paulo. A Assembleia Legislativa do Estado também vai analisar pedidos de cassação do deputado, o que pode deixá-lo inelegível.

A confusão ocorreu após o debate para o governo de São Paulo pela TV Cultura, pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL na última terça-feira (13). Com o celular em punho, Garcia grava o momento em que aborda a jornalista para chamá-la de “vergonha para o jornalismo brasileiro” e questionar seu contrato com a Fundação Padre Anchieta (FPA), administradora da TV Cultura.

*AE

Leia também1 Campanha de Jair Bolsonaro desmente que Lula foi inocentado
2 Janja 'alfineta' Michelle e diz que não será ajudadora de Lula
3 Moraes vota para tornar Magno Malta réu por calúnia
4 Marina: 'Sou cristã e nunca instrumentalizei fé nem igrejas'
5 Bolsonaro recusa convite para sabatina do Estadão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.