André Fufuca é afastado do PP após dizer que fica no governo
Dirigente da legenda emitiu nota sobre a decisão
Pleno.News - 08/10/2025 14h40 | atualizado em 08/10/2025 16h53

O Ministro do Esporte, André Fufuca, foi afastado do partido Progressistas (PP), nesta quarta-feira (8). Ele foi afastado de todas as decisões partidárias, da vice-presidência nacional do partido e do comando do diretório estadual do Maranhão.
Em nota, o presidente da legenda, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), informou o afastamento e reafirmou que o PP não faz parte do atual governo e não nutre por ele qualquer identificação ideológica ou programática. O ministro Fufuca ainda não se pronunciou sobre o assunto.
A decisão foi tomada depois que o Progressistas anunciou a formação de uma federação com o União Brasil e que políticos com cargo no governo deveriam deixar a função, o que havia sido solicitado ainda em setembro. É o caso de Fufuca e também de Celso Sabino, ministro do Turismo, que é do União Brasil.
Sabino chegou a anunciar que deixaria o comando da pasta, mas voltou atrás. Nesta quarta-feira, inclusive, ele falou sobre o assunto na porta do ministério.
– Fico, tenho a confiança do presidente Lula e pretendo continuar desenvolvendo os trabalhos que venho fazendo no Ministério do Turismo. Tenho apoio de boa parte da bancada, a gente tem trabalhado com o diálogo, buscando junto à administração do partido esse entendimento – disse.
*Com informações da Agência Brasil
Leia também1 Único vereador opositor do PT em Maricá é cassado pela Justiça
2 Adélio Bispo passará por novo exame de periculosidade
3 Sob Lula, cofundador do Sleeping Giants toma posse na Anatel
4 Lula sanciona lei que endurece pena a quem dá álcool a menores
5 "Errei": Tarcísio pede desculpas pela brincadeira com Coca-Cola



















