Leia também:
X PSL quer Joice na disputa pela Presidência em 2022

“Posso ser um presidente sem partido”, diz Jair Bolsonaro

Crise no PSL coloca em dúvida permanência de Bolsonaro no partido

Gabriela Doria - 26/10/2019 10h44 | atualizado em 26/10/2019 12h04

Bolsonaro admite que pode ficar sem partido Foto: PR/José Dias

Ao deixar a China, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pode se tornar “um presidente sem partido” se a crise no PSL não se resolver.

– Eu posso ser um presidente sem partido. Tanto faz eu estar com partido ou sem partido – afirmou neste sábado (26) pela manhã (sexta à noite no Brasil).

A legislação determina que políticos (deputados, senadores, prefeitos, governadores) podem ficar sem partido depois de eleitos. No caso dos deputados, se houver troca da legenda, eles podem perder o mandato.

A declaração, que ainda é uma hipótese, vai ao encontro das expectativas do eleitorado mais fiel a Bolsonaro, que é crítico da atuação dos partidos em geral.

O presidente admitiu que deseja ter uma expressiva quantidade de candidatos a prefeito nas eleições de 2020, incluindo as principais capitais. Mas disse que para isso precisa ter o controle do PSL.

– Pretendo ter 30 a 40 candidatos [a prefeito] pelo Brasil, mas tenho que ter decisão sobre o partido. Não posso entrar e, quando chegar na convenção, eles me deixarem para trás porque têm maioria. Eles [deputados] sabem que quem quer ser candidato a prefeito no ano que vem é melhor tirar uma foto comigo e não com outra pessoa – completou, referindo-se a Luciano Bivar, presidente do PSL.

Bolsonaro também criticou a imprensa por causa de matéria publicada pela revista IstoÉ, que diz que seu filho Eduardo teria pago as passagens de lua-de-mel com dinheiro do fundo partidário.

– É uma irresponsabilidade da imprensa brasileira. Como vai pagar com fundo partidário se quem administra [o fundo] é o Bivar? – afirmou.

*Folhapress

Leia também1 PSL quer Joice na disputa pela Presidência em 2022
2 Jair Bolsonaro vai ao Oriente Médio em busca de acordos
3 Kajuru afirma que ministro da Educação será demitido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.