Leia também:
X Fux rebate críticas de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski

Por 9 a 1, STF mantém prisão de André do Rap, chefão do PCC

Ministro concluíram julgamento nesta quinta-feira

Pleno.News - 15/10/2020 17h48 | atualizado em 15/10/2020 19h08

André do Rap Foto: PCSP

Nesta quinta-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento sobre a ordem de prisão do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, apontado como chefão do PCC. E por 9 votos a 1, a Corte decidiu por manter a prisão do traficante que está foragido.

Os ministros já haviam formado maioria para manutenção da ordem de prisão nesta quarta-feira (14), mas o julgamento só foi concluído hoje.

Com a conclusão do julgamento, fica mantida a decisão do presidente do STF, ministro Luiz Fux, que havia suspendido, no sábado (10), a liminar dada pelo ministro Marco Aurélio Mello que soltou André do Rap. O traficante, no entanto, já havia deixado a prisão.

Ao conceder liberdade a André do Rap, Marco Aurélio se baseou em um artigo do pacote anticrime, sancionado em 2019, que estabelece que a prisão preventiva é ilegal caso não seja reanalisada em 90 dias.

Fux, no entanto, considerou que a soltura não pode ser feita de maneira automática e precisa ser reanalisada caso a caso.

Na quarta, votaram os ministros Luiz Fux (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli. Nesta quinta, votaram Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello, único a votar contra a manutenção da ordem de prisão.

Leia também1 Fux rebate críticas de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski
2 PF monitora namorada de chefe do PCC para tentar capturá-lo
3 Deputado pede investigação de juízes do caso de chefão do PCC
4 STF forma maioria para manter ordem de prisão de André do Rap
5 Exaltado, Luiz Fux diz que André do Rap "debochou da Justiça"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.