Leia também:
X Moraes sugere intervenção em discurso de candidatos

Pool de imprensa agenda debate presidencial para 14 de setembro

Serão convidados os quatro primeiros colocados em pesquisa eleitoral realizada na semana anterior ao debate

Gabriel Mansur - 29/07/2022 15h15 | atualizado em 29/07/2022 15h25

Palácio do Planalto Foto: Reprodução

Os quatro melhores colocados nas pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República serão convidados para um debate em “pool” na imprensa, isto é, diversas emissoras irão transmitir o evento ao mesmo tempo. O debate está programado para o dia 14 de setembro, em São Paulo.

O consórcio de veículos inclui G1, O Globo, Valor, Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo e UOL. Juntos, os seis veículos são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas.

O consórcio irá convidar para o debate os quatro primeiros colocados na última pesquisa Ipec ou Datafolha da semana que antecede a realização do evento. Em caso de empate nas intenções de voto (não será levada em conta a margem de erro), o candidato cuja aliança tenha mais parlamentares no Congresso será convidado.

O debate tem o objetivo de assegurar que o eleitor brasileiro consiga ter conhecimento aprofundado sobre o que pensam e como se posicionam em relação aos temas centrais os candidatos favoritos a governar o país de 2023 a 2026. Por isso, o evento só será confirmado se, pelo menos, três dos quatro primeiros colocados garantirem presença e comparecerem no dia.

Nesse caso específico, o debate permitirá tanto perguntas entre os candidatos quanto de jornalistas para os candidatos. Com uma duração aproximada de duas horas, ele será transmitido ao vivo exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio.

A partir desta sexta-feira (29), todas as campanhas de candidatos e pré-candidatos à Presidência serão procuradas pelo consórcio para que tenham conhecimento dos detalhes do evento. Nos próximos dias, haverá uma reunião das campanhas com o consórcio. Em seguida, os candidatos terão uma semana para firmarem o compromisso de participar do debate.

Leia também1 Feliciano: "Renuncio o mandato se Lula ganhar no 1º turno"
2 Janones critica Bolsonaro, Ciro e Tebet e aceita conversa com Lula
3 Lula articula apoio de Bivar e de Janones no primeiro turno
4 Datafolha: Bolsonaro cresce 6% no eleitorado feminino
5 Defesa de Jair Bolsonaro se manifesta sobre ações no TSE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.