Leia também:
X Projeção ilumina Congresso Nacional

Polícia Federal suspende emissão de passaporte

A suspensão é por tempo indeterminado devido aos gastos

Livia Ribeiro - 28/06/2017 07h52 | atualizado em 28/06/2017 15h47

Gasto com emissão de passaporte já atingiu o limite. (foto: divulgação)

Na noite desta terça-feira (27), a Polícia Federal suspendeu a emissão de novos passaportes no país por tempo indeterminado. O motivo foi a falta de recursos. De acordo com a PF, os pedidos feitos até esta terça serão atendidos.

Os postos de atendimentos continuarão funcionando, mas novos documentos não serão emitidos. A instituição informou que os gastos com esse tipo de serviço chegaram ao limite previsto na lei orçamentária.

– A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem – diz a nota da PF.

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral,  explicou:

– Sem previsão orçamentária fica difícil a renovação de contratos e convênios, foi o que ocorreu nesse caso. O contrato acaba e não há dinheiro para renová-lo. Por isso, não foi possível fazer contrato com a Casa da Moeda – afirmou Carlos Eduardo Sobral.

Somente serão emitidos passaportes de emergência, ou seja, para situações que necessitem do documento  e não possam comprovadamente esperar o prazo normal de confecção e entrega. Entram nessa categoria motivos de saúde, trabalho ou catástrofes naturais. Não é permitida a emissão de passaporte de emergência para viagens de turismo.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.