Leia também:
X MG: Motorista de app que deixou jovem em calçada é indiciado

Polícia Federal apreende celular e passaporte de Silvinei Vasques

Ex-diretor-geral da PRF foi preso no âmbito da Operação Constituição Cidadã

Monique Mello - 09/08/2023 13h43 | atualizado em 09/08/2023 15h13

Silvinei Vasquez durante a CPMI do 8 de Janeiro Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), teve celulares, computador e passaporte apreendidos pela Polícia Federal (PF), no ato de sua prisão na manhã desta quarta-feira (9). Silvinei foi preso, sob autorização de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em Florianópolis (SC).

A prisão ocorreu no âmbito da Operação Constituição Cidadã, deflagrada para apurar o uso da máquina pública para interferir no processo eleitoral de 2022. As apreensões de objetos fazem parte do processo de investigação. Por meio deles, a polícia irá verificar se porventura houve intenção de dificultar o trânsito de eleitores em 30 de outubro de 2022, sobretudo no Nordeste.

No dia do segundo turno das eleições de 2022, a PRF realizou uma blitz que supostamente teria atrapalhado a movimentação de eleitores de Lula.

– Os crimes apurados teriam sido planejados desde o início de outubro daquele ano, sendo que, no dia do segundo turno, foi realizado patrulhamento ostensivo e direcionado à região Nordeste do país – diz a Polícia Federal.

A operação mira crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal. Ainda mira delitos descritos no Código Eleitoral.

– Impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato – diz a corporação.

Silvinei é alvo de investigação não só pelas blitze da PRF, em meio ao segundo turno das eleições, mas também pela conduta ante os bloqueios de rodovias que ocorreram após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sair vitorioso das urnas.

Leia também1 Após prisão de Silvinei, Eliziane não descarta Bolsonaro na CPMI
2 Moraes manda soltar mais 72 presos pelos atos de 8 de janeiro
3 TSE decide multar Bolsonaro por propaganda irregular
4 Lira determina que CPI do MST cancele depoimento de Rui Costa
5 Quem eram os militares mortos em queda de helicóptero

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.