Leia também:
X Mulher que foi mordida por rato em motel será indenizada

“Podemos continuar sonhando”, diz Lula sobre petróleo no Amapá

Presidente disse que embargo do Ibama "não é definitivo" e que governo está "discutindo" o tema

Thamirys Andrade - 03/08/2023 11h43 | atualizado em 24/08/2023 11h56

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o Brasil pode “continuar sonhando” com a ideia de explorar petróleo na foz do Rio Amazonas. O petista afirma que o embargo do Ibama “não é definitivo” e que o governo está discutindo o tema.

– Vocês podem continuar sonhando, e eu também quero continuar sonhando. Tínhamos a Petrobras com plataforma preparada para fazer pesquisa nessa região. Houve um estudo do Ibama que dizia que não era possível, mas esse estudo do Ibama não é definitivo, porque eles apontam falhas técnicas que a Petrobras tem o direito de corrigir. Estamos discutindo isso – declarou o petista a um pool de rádios do Amazonas.

O presidente afirma que trata-se de uma “decisão importante” que o Brasil tem que tomar.

– Primeiro, temos que pesquisar, temos que saber se tem aquilo que a gente pensa que tem. Quando a gente achar, a gente vai tomar decisão do Estado brasileiro, o que a gente vai fazer, como explorar, como é que a gente pode explorar, como é que a gente pode evitar que um desastre qualquer possa prejudicar a nossa querida margem do Oceano Atlântico na Amazônia. (…) O Ibama apresentou propostas para serem corrigidas, essas coisas vão ser levadas em conta pelo governo, pela Petrobras. E vamos, então, pesquisar – completou.

A Petrobras teve um pedido para perfurar um poço de petróleo no Amapá negado pelo Ibama, que apontou falhas de segurança ambiental. Em seguida, a petroleira entrou com um novo pedido, dessa vez com alterações, e está aguardando a reavaliação do órgão.

Leia também1 Lula admite que fará "ajustes" nos ministérios para o Centrão
2 Governo cria disque-denúncia para ataques em escolas
3 CPI do MST ouve José Rainha, líder sem-terra, nesta quinta
4 Hang avalia processar youtuber que simulou sua morte em vídeo
5 Pacheco: Descriminalização de drogas pelo STF é equívoco grave

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.