Leia também:
X Jefferson “detona” Moraes: “Xandão, o cachorro do Lulalau”

PMDF proíbe policiais de folga de participarem do 7 de Setembro

Comando-geral resolveu seguir orientações do Ministério Público

Gabriel Mansur - 03/09/2022 17h13 | atualizado em 05/09/2022 11h56

PMs foram proibidos de participar do 7 de Setembro Foto: PR/Isac Nóbrega

Após uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), a Polícia Militar de Brasília decidiu proibir a participação de seus subordinados da ativa, que não estejam em serviço, em manifestações políticas.

O veto, que também seguiu orientações das Promotorias de Justiça Militar, é referente aos atos esperados para o feriado de 7 de Setembro, data que marca os 200 anos da Independência do Brasil.

Questionada pelo site Metrópoles a respeito da operação de segurança, a PMDF afirmou que vai “garantir os direitos humanos fundamentais de todo e qualquer cidadão”. Alegou ainda, em nota, que “a conduta de atuação será pautada, como sempre, nos parâmetros da legalidade e da legitimidade”.

Neste mesmo contexto, o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, assegurou a preparação da capital federal para evitar violência no evento.

Nota da PMDF na íntegra:

A Polícia Militar do Distrito Federal informa que, em relação ao evento do dia 7 de setembro de 2022, recebeu [acatou] as recomendações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A instituição estará com seu efetivo empregado a fim de atuar em sua principal missão que é a de garantir os direitos humanos fundamentais de todo e qualquer cidadão como, por exemplo, o direito à vida, direito à liberdade, direito à igualdade, direito à segurança e o direito à propriedade.

A conduta de atuação será pautada, como sempre, nos parâmetros da legalidade e da legitimidade, corroborando conjuntamente com os órgãos e entes de Estado para o desempenho das ações necessárias ao exercício da cidadania e do Estado Democrático de Direito, tudo focado no objetivo de bem servir a comunidade.

Leia também1 Bolsonaro: "Prefere sacar a Lei Maria da Penha ou uma pistola?"
2 Casa de Moro é alvo de busca apreensão pela Justiça Eleitoral
3 "Diz pra votar em mulher e tenta calar outra mulher", diz Michelle
4 Datafolha: Para 56%, política e religião devem andar juntos
5 Rejeição de Lula "dispara" e total bate recorde, diz pesquisa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.