Leia também:
X Lira é chamado de “traidor” ao chegar em jantar do PL

PL vai lançar Marinho na disputa para presidente do Senado

Ex-ministro do Desenvolvimento Regional deve ser o principal concorrente de Rodrigo Pacheco na eleição para o comando da Casa

Pleno.News - 30/11/2022 09h20 | atualizado em 30/11/2022 12h36

Ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho Foto: Agência Brasil/Fabio Pozzebom

O Partido Liberal (PL), sigla do presidente Jair Bolsonaro, deve lançar o senador eleito Rogério Marinho (RN) na disputa pelo cargo de presidente do Senado e apoiar um novo mandato para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). As eleições para as duas Casas acontecem no dia 1° de fevereiro de 2023.

Os acordos foram selados durante jantar em Brasília, na noite desta terça-feira (29), promovido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com a presença de Bolsonaro, Lira e parlamentares do Partido Liberal. O encontro reuniu deputados e senadores que têm mandato atualmente e também o grupo que tomará posse em fevereiro.

Valdemar confirmou que o nome que vai representar a sigla na disputa pelo comando do Senado contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG) deve ser oficializado no próximo dia 7 de dezembro. O dirigente partidário também reforçou que há um acordo sobre o apoio a Lira para um novo mandato na Câmara.

– Quarta-feira [7 de dezembro], às 9h da manhã, faremos o anúncio do nome, para ver se a gente tem condições de ir para frente. Podemos ter que negociar alguma comissão, alguma coisa para ter mais votos. O [Arthur] Lira tem acordo de apoiar [o PL]. Nós vamos apoiar ele lá [na Câmara] e ele apoia a gente no Senado com o Rogério Marinho – disse.

Marinho, que também participou do jantar, declarou que ainda aguarda a oficialização da indicação de seu nome à vaga e afirmou que o apoio do presidente Jair Bolsonaro ao seu nome dependerá da posição final do partido.

– Vamos conversar dentro do partido, porque ninguém pode ser candidato de si próprio. O presidente está conversando sobre política. A questão do apoio dele vai depender também do apoio do partido – pontuou.

Como uma das condições para apoiar Arthur Lira, o PL, que elegeu a maior bancada da Câmara, com 99 deputados, negociou a indicação do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), coordenador da bancada evangélica, para a primeira vice-presidência da Casa.

No Senado, o PL resolveu enfrentar o favorito Rodrigo Pacheco, que conta com a promessa de apoios de partidos grandes, como MDB, União Brasil, PT e Podemos. Em troca, as legendas reivindicam o comando de comissões e até o apoio para comandarem o Senado em 2025, caso do MDB e do União Brasil.

*Com informações AE

Leia também1 Jogador colombiano de 22 anos morre após sofrer mal súbito
2 Lira é chamado de "traidor" ao chegar em jantar do PL
3 Empresa é contratada pelo TSE para monitorar redes sociais
4 Ramos Tavares toma posse como ministro substituto do TSE
5 Gil Diniz denuncia Noblat por charge contra Bolsonaro e PMs

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.