Leia também:
X Ator Nelson Freitas retira apoio ao PL da Censura: “Mordaça não”

PL das Fake News: Lira sai de grupo de WhatsApp após debate

Presidente da Câmara discutiu com deputados contrários à proposta

Thamirys Andrade - 02/05/2023 13h35 | atualizado em 03/05/2023 15h14

Arthur Lira Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

As discórdias envolvendo o chamado PL (Projeto de Lei) das Fake News têm extrapolado o ambiente da Câmara dos Deputados e chegado até mesmo aos grupos de WhatsApp de parlamentares.

Nesta segunda-feira (1°), o presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL), discutiu via mensagem com deputados contrários à proposta e chegou a sair de um dos maiores grupos de WhatsApp formado por parlamentares após o debate.

Segundo informações da colunista Mariana Carneiro, do jornal O Estado de São Paulo, a troca de farpas teve início com uma fala do deputado, ex-ator e ex-ministro da Cultura do governo Bolsonaro (PL), Mario Frias (PL-SP), criticando o Projeto de Lei 2630/20.

Lira, por sua vez, respondeu com uma reportagem do Fantástico sobre os jovens estarem usando o Discord para compartilhar conteúdos violentos. O presidente da Câmara foi rebatido por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), para defender Frias e apontar que o texto atual da proposta pode não contemplar a plataforma em questão.

Entre os que se opõem à proposta estão congressistas que cobram melhorias no texto, e outros que não a apoiariam nem com mudanças, por achar que o PL oferece risco de censura.

O principal ponto do debate, no entanto, é se o projeto será votado nesta terça-feira (2) ou adiado para que haja mais deliberações sobre o texto. Lira fará uma reunião com lideranças da Casa para definir se manterá a data.

Leia também1 Lula recebe Lira para reunião a sós no Palácio do Planalto
2 Van Hattem dispara a Randolfe: “Larga de autoritarismo”
3 Ato contra Lula marca o Dia do Trabalhador no Rio de Janeiro
4 MPF notifica o Google por ação contra o PL das Fake News
5 Valdemar diz que jornal O Globo publicou fake news sobre o PL

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.