Leia também:
X Jair Bolsonaro cumprimenta nova premiê do Reino Unido

Piso da enfermagem: Barroso e Pacheco fazem reunião

Encontro teve por objetivo chegar a um acordo sobre a decisão que suspendeu o piso salarial dos profissionais da enfermagem

Pleno.News - 06/09/2022 21h41 | atualizado em 08/09/2022 18h34

Ministro Luís Roberto Barroso e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniram a portas fechadas no STF nesta terça-feira (6), para chegar a um acordo sobre a decisão que suspendeu o piso salarial dos profissionais da enfermagem de R$ 4.750.

Durante o encontro, os dois teriam concordado com a necessidade de fontes de recursos para viabilizar o aumento dos salários e discutiram três alternativas: a correção da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), a desoneração da folha de pagamentos do setor (redução dos encargos cobrados sobre os salários dos funcionários) e a compensação da dívida dos estados com a União

As propostas discutidas na reunião não devem ser bem recebidas pelo governo, pois têm impacto para os cofres federais. Como mostrou o Estadão, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, teme que o custo extra do piso seja empurrado para a União.

Barroso liberou o processo na noite de ontem para ir a julgamento no plenário virtual do Supremo na próxima sexta (9). A votação terá duração de cinco dias, com término na próxima quarta (14).

O ministro do STF foi duramente criticado por parlamentares governistas e oposicionistas pela suspensão do piso, no último sábado (3). Ele teria concordado no encontro com Pacheco quanto à importância da medida, mas voltou a apontar os riscos descritos na decisão.

Ao atender a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), Barroso argumentou que o aumento de custo da folha de pagamento promovido pela nova lei geraria risco de demissão em massa nos hospitais.

Logo após a decisão, Pacheco disse que iria se encontrar com o ministro para tratar “caminhos e soluções” para manter o piso.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também se manifestou.

– Telefonei para o ministro Barroso e me coloquei à disposição para solucionar a suspensão do piso salarial dos enfermeiros. Pedi que ele recebesse parlamentares que estiveram à frente da tramitação do projeto. Juntos buscaremos todos os caminhos possíveis para revertermos a situação -escreveu Lira no Twitter nesta segunda (5).

A lei que estabeleceu o pagamento de valor mínimo para os trabalhadores da enfermagem foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no início de agosto. O aumento deveria ter começado a ser pago na última segunda (5).

*AE

Leia também1 Felipe Neto discute com Janones: "Não existe fake news do bem"
2 STF: Lira diz que tentará reverter decisão do piso da enfermagem
3 Piso salarial da enfermagem vai a julgamento na sexta-feira
4 Barroso releva suspensão de lei: "Interesse é fazer acontecer"
5 Sem provas, Janones associa PL ao veto do piso de enfermagem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.