Leia também:
X Bolsonaro indica ao Senado mais dois nomes para embaixadas

PGR se opõe ao afastamento de ministro da Defesa

Procuradoria também se manifestou contra afastamento do diretor da PRF

Pleno.News - 18/11/2022 17h29 | atualizado em 19/11/2022 08h29

Lindôra Maria Araújo, vice-procuradora-geral da República Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A procuradoria-geral da República (PGR) pediu que o Supremo Tribunal (STF) arquive os pedidos de afastamento do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.

A petição para afastamento de Nogueira foi protocolada pelo deputado Marcelo Calero (PSD-RJ) no inquérito das milícias digitais, no STF. O inquérito apura a existência de organização criminosa que teria o objetivo de atacar as instituições.

O motivo do pedido foi uma suposta atuação de Nogueira para tumultuar o processo eleitoral. As Forças Armadas entregaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na semana passada, relatório da fiscalização das urnas eletrônicas. Apesar de o trabalho não relatar indícios de fraude, a Defesa soltou nota dizendo que não era possível descartar inconsistências.

Já a ação que pede afastamento de Vasques foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele também pediu que fosse investigada a conduta de Vasques ao realizar operações para supostamente impedir o livre exercício do voto e ao cometer suposta negligência em relação a bloqueios nas rodovias federais

Na manifestação, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, apontou “ilegitimidade processual” dos peticionantes e não analisou o mérito das questões. No entendimento da procuradora, as ações equivalem a notícias-crimes e por isso o método adequado seria o peticionamento no Ministério Público Federal.

*AE

Leia também1 Moraes envia à PGR o pedido de afastamento de Nogueira
2 Mendonça será relator de pedido contra ministro da Defesa
3 General adverte Barroso após ele chamar manifestante de "mané"
4 Gen. Villas Boas: Quem luta por liberdade jamais será vencido
5 Comandante da Aeronáutica curtiu posts de manifestantes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.