Leia também:
X Bolsonaro diz não admitir ser banido das redes na campanha

PGR é contra ação que pede vacinação infantil obrigatória

Parecer do órgão foi encaminhado à relatora, a ministra Cármen Lúcia

Pleno.News - 11/01/2022 10h13 | atualizado em 11/01/2022 10h28

Sede da PGR, em Brasília Foto: Agência Brasil/José Cruz

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou nesta segunda-feira (10) uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a ação proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) para tornar obrigatória a vacinação de crianças e adolescentes entre 5 e 11 anos de idade. Na prática, a Procuradoria apontou problemas de procedimento que devem ser levados em consideração para interromper a tramitação do pedido na Suprema Corte.

No documento encaminhado à relatora, a ministra Cármen Lúcia, o procurador-geral em exercício, Humberto Jaques de Medeiros, argumenta que a parte autora do pedido é ilegítima para mover este tipo de processo. Segundo ele, a CNMT não poderia apresentar ação relacionada a questões de saúde porque não há conexão temática com a finalidade institucional da entidade.

A CNTM argumenta, no entanto, que o pedido tem ligação com a sua área de atuação porque tem o objetivo de proteger os integrantes da categoria profissional por ela representada da contaminação por Covid-19. Em contrapartida, a PGR sustenta que os efeitos da ação atingem todos os cidadãos brasileiros, e não apenas os metalúrgicos ligados à entidade.

Outro ponto apontado pela PGR foi a perda de objeto da ação, ou seja, mudanças nos rumos do processo que tornam desnecessário seu julgamento. A Procuradoria destacou a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 como prova de que os pedidos da CNMT foram atendidos.

A confederação pediu ainda a anulação da consulta pública feita pelo Ministério da Saúde para tratar da exigência de prescrição médica na vacinação de crianças, assim como a obrigatoriedade da imunização neste público.

O procurador-geral em exercício citou a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, no último dia 6, que admitiu a perda de objeto da ação proposta pelo PT e pelo Cidadania para exigir a criação de protocolo para vacinar o público infantil.

O Ministério da Saúde incluiu as crianças no Plano Nacional de Imunização na quarta-feira passada (5), três dias após encerrada a consulta pública.

*Com informações da AE

Leia também1 Covid: Governo muda intervalos, e quarentena fica de 5 a 10 dias
2 Min. da Saúde pedirá que Anvisa autorize autoteste de Covid-19
3 Deltacron: Cepa mista de Delta e Ômicron é encontrada no Chipre
4 Covid: Mundo registra recorde de 3,2 milhões de casos em 24h
5 Pfizer diz que adaptará vacina à Ômicron em março

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.