Leia também:
X TJ-SP manda soltar homem que matou esposa por futebol

PGR quer arquivar inquérito sobre Odebrecht e Rodrigo Maia

Órgão pediu arquivamento ao STF de ação que trata de pagamentos feitos ao ex-presidente da Câmara e a seu pai, Cesar Maia

Pleno.News - 25/02/2021 17h05 | atualizado em 25/02/2021 17h37

Vereador Cesar Maia e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento de uma denúncia envolvendo pagamentos feitos pela Odebrecht ao ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e ao seu pai, o vereador Cesar Maia (DEM), do Rio de Janeiro. A solicitação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a PGR considerar não haver provas para a apresentação de uma denúncia.

As investigações foram concluídas pela Polícia Federal (PF) em agosto de 2019, quando o órgão imputou os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral a Rodrigo Maia e a Cesar Maia.

No entanto, a PGR discordou do relatório. Em manifestação, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, apontou que “apesar de a narrativa dos colaboradores apontar para a prática dos crimes de corrupção passiva, de lavagem de dinheiro e de falsidade ideológica eleitoral, não foi possível identificar outros elementos probatórios aptos a corroborar o que foi narrado pelos colaboradores. Muito embora haja pontos dos autos que não foram devidamente esclarecidos, como a existência de lançamentos nos sistemas de contabilidade paralela da Odebrecht envolvendo Rodrigo Maia e Cesar Maia, não foram coletados nestes autos elementos de prova que confirmem a efetiva entrega dos numerários ali apontados”.

Ainda há um outro inquérito contra Rodrigo Maia tramitando no STF. As investigações tratam de pagamentos da OAB por supostas vantagens no Congresso Nacional.

Leia também1 Maia se arrepende de voto em Bolsonaro: ‘Votaria em Haddad’
2 'Decisão sobre Daniel Silveira foi dura, mas necessária', diz Maia
3 Daniel Silveira teria gravado conversas com Bolsonaro e Maia
4 "Vai demitir Ernesto e Salles também?", ironiza Rodrigo Maia
5 Saiba quanto tempo falta para ministros do STF se aposentarem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.