Leia também:
X Ex-namoradas do padrasto de Henry são ouvidas pela polícia

PGR pede que julgamento de suspeição de Moro vá ao plenário

Procuradoria também quer que o plenário aprecie os recursos que questionavam a competência da 13ª Vara de Curitiba

Paulo Moura - 24/03/2021 07h35 | atualizado em 24/03/2021 10h24

Ex-ministro Sergio Moro Foto: Reprodução/GloboNews

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro seja levado ao plenário da Suprema Corte. O pedido foi assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. As informações foram divulgadas pelo site da revista Veja.

A solicitação acontece no contexto da decisão da 2ª Turma do STF, que decretou parcialidade de Moro no âmbito em investigações e processos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a troca de voto da ministra Carmen Lúcia, a Corte formou maioria pela suspeição de Moro.

A decisão do colegiado faz com que, na prática, todas as provas colhidas em Curitiba no caso do tríplex do Guarujá sejam anuladas e precisem ser produzidas novamente na Justiça Federal em Brasília, para onde as ações foram enviadas.

Na petição, o vice-Procurador-Geral da República pede que Fux coloque o habeas corpus (HC) da suspeição para análise dos demais ministros. Além do HC, a Procuradoria também quer que o plenário aprecie os recursos que questionavam a competência da 13ª Vara de Curitiba, ponto usado pelo ministro Edson Fachin para anular as condenações do ex-presidente Lula.

– Em razão do exposto, em apreço à segurança jurídica, há de se dar seguimento à análise, pelo Plenário dessa Corte Suprema, não apenas da questão relativa à competência territorial do juízo e da pretensão de acesso às “mensagens que foram originariamente apreendidas no âmbito da Operação Spoofing”– com o exame exauriente da licitude da sua origem – diz a ação.

Leia também1 Defesa de Lula diz que Moro era "adversário político" do petista
2 Lira: "Lava Jato descambou, em momentos, para a perseguição"
3 Deputado Luiz Lima ironiza decisão do STF sobre Lula e Moro
4 Nunes Marques cala Gilmar: 'Não temo ninguém, apenas a Deus'
5 Cármen Lúcia muda voto, e Moro é considerado parcial contra Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.