Leia também:
X Justiça manda SBT dar direito de resposta a vereador conservador

PGR pede ao STF que espere fim da CPI para investigar Bolsonaro

Vice-PGR considerou que senadores "furaram" a CPI ao acionarem o Supremo antes da conclusão da investigação parlamentar

Pleno.News - 30/06/2021 07h33 | atualizado em 30/06/2021 09h43

Fachada do prédio do Supremo Tribunal Federal Foto: STF/SCO/Gervásio Baptista

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira (29), que segure o andamento da notícia-crime que pede a investigação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por um suposto crime de prevaricação nas negociações de compra da vacina indiana Covaxin.

Em manifestação enviada ao gabinete da ministra Rosa Weber, relatora do caso, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, defendeu que o Ministério Público Federal aguarde o fim da CPI da Covid antes de pensar em abrir uma investigação concorrente.

– O Ministério Público Federal requer que não se dê trânsito à petição precoce, sem prejuízo de o Ministério Público Federal praticar os atos de sua atribuição após o encaminhamento do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito – diz um trecho do documento.

O vice-procurador considerou que os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO), que são os autores da ação, “furaram” a CPI ao acionarem o Supremo Tribunal Federal antes da conclusão da investigação parlamentar. Na avaliação de Jacques de Medeiros, a análise do caso deve aguardar o relatório final da comissão.

– Se o Poder Legislativo está a investigar com excelência comportamentos aparentemente ilícitos com todas as competências necessárias, qual seria o motivo para que no Supremo Tribunal Federal se abra uma investigação concorrente, tomada por freios e contrapesos institucionais e sem igual agilidade? – questionou Medeiros na manifestação enviada ao STF.

*AE

Leia também1 Justiça manda SBT dar direito de resposta a vereador conservador
2 China ordena "caçada" a livros sobre religião, diz site
3 Randolfe diz que "Bolsonaro já é o centro das investigações"
4 Jefferson quer enquadrar Luis Miranda no Conselho de Ética
5 FGTS teve lucro de R$ 8,46 bilhões em 2020

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.