Leia também:
X Daniela Mercury “desiste” de cachê por show pró-Lula em SP

PGR pede ao STF para arquivar inquérito contra Ciro Nogueira

Ministro da Casa Civil é investigado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva

Henrique Gimenes - 06/05/2022 20h45 | atualizado em 06/05/2022 21h36

Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira Foto: Agência Senado/Marcos Oliveira

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República pediu o arquivamento de uma ação contra o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). O processo é relatado pela ministra Rosa Weber e apura se o ministro cometeu crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O posicionamento da PGR é assinado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, e contraria a posição da Polícia Federal (PF). Em documento enviado ao STF no dia 8 de abril, o órgão apontou que Ciro Nogueira teria cometido os crimes.

O episódio em questão teria ocorrido durante a campanha de reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff. As investigações apontam que Ciro teria recebido, do empresário Joesley Batista, dinheiro para dar seu apoio à petista. Segundo o empresário, ele teria feito o pagamento por meio de uma mala com R$ 500 mil.

Ao pedir o arquivamento, no entanto, a PGR disse não ver provas suficientes para uma denúncia. “Forçoso reconhecer que a apuração não reuniu suporte probatório mínimo (justa causa em sentido estrito) que ampare o oferecimento da denúncia em desfavor do parlamentar federal investigado”, escreveu Lindôra.

O posicionamento pode ser visto aqui.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.