Leia também:
X Petista quer convocar Bolsonaro para depor na CPMI

PGR: Nikolas está garantido por imunidade parlamentar

"Incidência da imunidade absoluta não depende do teor do discurso feito", disse a vice-PGR Lindôra Araújo

Marcos Melo - 26/05/2023 17h41 | atualizado em 26/05/2023 18h41

Nikolas de peruca Foto: Reprodução/TV Câmara

No entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o discurso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no Dia Internacional da Mulher, em que ele usou uma peruca e disse que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres, está enquadrado no direito previsto como imunidade parlamentar. A PGR defende que sejam rejeitados todos os pedidos de investigação no STF em razão desse episódio.

Na ocasião, Nikolas subiu à tribuna da Casa com uma peruca, e em tom jocoso disse que naquele dia estava se sentindo mulher, chegando a se autodenominar “deputada Nicole”, tecendo assim uma crítica à ideologia de gênero.

– Hoje, no Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, porque eu não estava no meu local de fala. Solucionei esse problema [trajando uma peruca]. Hoje, me sinto mulher. [Sou a] Deputada, Nicole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres – disparou.

Entidades e parlamentares ligados à esquerda ingressaram com pedido na Suprema Corte contra Nikolas, alegando discurso de ódio. A PGR observou que a prerrogativa que assegura a liberdade de expressão do deputado, no exercício do seu mandato, não é passível de “intimidações de qualquer ordem”.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, advertiu que a “incidência da imunidade absoluta não depende do teor do discurso feito”.

– Constata-se, pois, que a manifestação do representado, mesmo que possa ser considerada de mau gosto e/ou com excessos, também está protegida pela imunidade material absoluta, pois proferida na tribuna da Câmara dos Deputados – explicou Lindôra.

Leia também1 Nikolas Ferreira rebate petistas na CPMI e é aplaudido
2 Nikolas e Deltan falam sobre as decisões da Justiça: "Abuso"
3 Nikolas Ferreira fala de perseguição política: “Eles podem me colocar na cadeia real”
4 Nikolas revela seis nomes no "radar da cassação" do TSE; veja
5 Democracia trans: País se sente uma democracia, mas é ditadura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.