Leia também:
X “Hoje sou eu, amanhã são outros parlamentares”, afirma Deltan

PGR não vê crime de deputadas que publicaram vídeos do 8/1

Parecer foi enviado ao Supremo Tribunal Federal

Pleno.News - 20/05/2023 12h53 | atualizado em 22/05/2023 17h54

Deputadas Silvia Waiãpi e Clarissa Tércio Fotos: Agência Senado/Edilson Rodrigues // Assembleia Legislativa de Pernambuco/Roberto Soares

A Procuradoria-Geral da República (PGR) concluiu que as deputadas Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP) não iniciaram os atos do dia 8 de janeiro em Brasília (DF).

O parecer foi enviado nesta sexta-feira (19), ao Supremo Tribunal Federal (STF) e afirma que, embora tenham feito publicações com “viés ideológico” nas redes sociais, as deputadas só se manifestaram depois da invasão aos prédios na Praça dos Três Poderes.

– Analisando-se o material amealhado durante as investigações, constata-se que não se extrai, ainda que com esforço interpretativo, qualquer indício da prática de crime – diz um trecho do documento.

– Inexiste nexo causal entre as práticas delitivas ocorridas e a postagem.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que assina a manifestação em nome da PGR, defendeu o arquivamento da investigação, sem oferecer denúncia. Ele afirmou que cabe ao Conselho de Ética da Câmara analisar se houve quebra de decoro.

A deputada Clarissa Tércio divulgou no Instagram um vídeo da invasão ao Congresso Nacional.

– Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso. Todo povo está aqui em cima. Isso vai ficar para a história, a história dos meus netos, dos meus bisnetos – narra uma voz feminina enquanto filma os manifestantes.

Em depoimento, a deputada negou que a voz seja dela. Clarissa afirmou que não estava em Brasília no dia dos atos e que, quando soube da gravidade dos protestos, publicou uma nota repudiando os atos de violência.

Silvia Waiãpi também divulgou um vídeo das invasões e incluiu a legenda: “Povo toma a Esplanada dos Ministérios nesse domingo! Tomada de poder pelo povo brasileiro insatisfeito com o governo vermelho”.

A deputada disse em depoimento que não estava em Brasília no dia 8 de janeiro e que compartilhou o registro “a título jornalístico de informação”.

O deputado André Fernandes (PL-CE) também é investigado. Em relação a ele, a PGR pediu mais 60 dias para concluir o inquérito. O parlamentar divulgou, no dia 6 de janeiro, um ato na Praça dos Três Poderes.

– Neste final de semana acontecerá, na Praça dos Três Poderes, o primeiro ato contra o governo Lula. Estaremos Lá – disse.

Ele também compartilhou uma foto do porta do armário de togas do ministro Alexandre de Moraes, arrancada pelos invasores com a legenda: “Quem rir vai preso”.

*AE

Leia também1 Atos no DF: STF analisa 5º pacote e réus podem passar de mil
2 8/1: STF forma maioria, e agora já são 795 no banco dos réus
3 Professora é demitida da Unesp por participar do 8 de janeiro
4 Moraes manda soltar mais 40 envolvidos nos atos do 8/1

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.