Leia também:
X Web critica a IstoÉ por capa que compara Bolsonaro a Hitler

PGR irá analisar investigação de Alcolumbre por travar sabatina

Pedido foi enviado à PGR pela ministra Rosa Weber, do STF

Henrique Gimenes - 15/10/2021 16h18 | atualizado em 15/10/2021 17h05

Davi Alcolumbre, presidente da CCJ do Senado Foto: EFE/Joédson Alves

Nesta sexta-feira (15), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). A medida tem por base a demora na sabatina de André Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi indicado em 13 julho pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no STF. Mas, desde então, seu nome não passou pelo primeiro passo para ingressar na Corte, já que Alcolumbre (DEM-AP), presidente da CCJ, ainda não definiu a data do procedimento.

Diante da demora, um advogado decidiu acionar o Supremo para questionar a iniciativa de Alcolumbre. Na ação, ele pediu que o presidente da CCJ seja afastado de seu posto pelos indícios de crimes de responsabilidade, de discriminação religiosa e contra o Estado Democrático de Direito.

Diante do pedido, Weber enviou a ação para o posicionamento da PGR.

– Determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental – escreveu Weber.

Nesta quarta-feira (13), após inúmeras críticas, Alcolumbre emitiu uma nota para falar do atraso na sabatina. No texto, o senador apontou que a “nomeação do ministro do Supremo Tribunal Federal” é “um ato complexo” e disse que não aceita “ser ameaçado, intimidado, perseguido ou chantageado com o aval ou a participação de quem quer que seja”.

Leia também1 Lista em apoio a Mendonça é assinada por 33 senadores da CCJ
2 Alcolumbre quer travar sabatina de Mendonça por mais 2 meses
3 Internautas pedem que Amapá não reeleja Davi Alcolumbre
4 Malafaia rebate Ciro Nogueira e afirma que ele "é réu confesso"
5 Senadores pedirão a Pacheco que paute sabatina de Mendonça

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.