Leia também:
X Presidente do Senado, Pacheco terá reunião com Lula: “Natural”

PGR: Investigações sobre petista morto cabem à Justiça estadual

PT e lideranças políticas querem que crime seja conduzido pela Justiça Federal

Gabriel Mansur - 11/07/2022 21h16 | atualizado em 12/07/2022 09h57

Procurador-Geral da República Augusto Aras Foto: Agência Senado/Pedro França

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou nesta segunda-feira (11) que a competência para analisar o assassinato do militante do PT em Foz do Iguaçu, no Paraná, é da Justiça Estadual. A PGR também ressaltou que o crime deverá ser apurado em primeira instância.

A declaração, na verdade, foi apenas uma antecipação a pedidos de partidos e lideranças políticas, que solicitaram uma investigação federalizada sobre o caso. O guarda municipal Marcelo Arruda foi morto na noite de sábado (9) pelo agente penal José da Rocha Guaranho, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), supostamente por intolerância política. Arruda comemorava seu aniversário com festa temática do PT.

A PGR disse que a compreensão na cúpula do órgão é a de que o crime está devidamente documentado e que a federalização só poderia ser solicitada se houvesse uma comprovação de omissão e/ou negligência para apurar o episódio. A informação foi confirmada ao jornal O Globo.

Nesta segunda, dirigentes dos partidos da coligação Lula-Alckmin (PT, PSB, PCdoB, PSOL, PV, Solidariedade e REDE) informaram que participarão de uma audiência com o procurador-geral da República, Augusto Aras, na sede da PGR em Brasília.

Os partidos informaram que vão protocolar petição para que a PGR proponha a federalização das investigações sobre o assassinato do guarda municipal.

– A responsabilidade sobre um crime também é de quem o estimula. E isso estamos percebendo com frequência nos discursos de Bolsonaro, que incita a violência a quem é contra o seu discurso de ódio e intolerância. Temos aí a naturalização da barbárie. Algo que não pode ficar impune. Por isso, as instituições precisam dar uma resposta urgente em favor da vida e da paz – disse o senador Randolfe Rodrigues.

Arruda foi morto a tiros enquanto comemorava seu aniversário em uma festa com tema do PT. O guarda municipal reagiu ao ataque e atirou contra Guaranho, que, segundo a Polícia Civil do Paraná, está no hospital sob custódia.

Leia também1 Arthur Lira e outros políticos reagem à violência política
2 PT reclama, e delegada é tirada do caso de petista morto em Foz
3 Justiça decreta prisão preventiva de agente que matou petista
4 Bolsonaro: "Dispensamos o apoio de quem pratica violência"
5 Bolsonaro protesta pelo fato de homem que matou petista ser chamado de "bolsonarista"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.