PGR denuncia ministro da Agricultura por corrupção
Blairo Maggi é acusado de participar de um esquema no Tribunal de Contas do Mato Grosso quando era governador do estado
Henrique Gimenes - 02/05/2018 15h29

Nesta quarta-feira (2), a Procuradoria-Geral da República denunciou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), ao Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa. Ele é acusado de participar de um esquema no Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT) quando era governador do estado.
Na peça, apresentada no âmbito da operação Ararath, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirma que o ministro integrou um grupo que teria pago propina para que Alencar Soares, época conselheiro do TCE-MT, se aposentasse, o que abriria uma vaga para o ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida. O valor teria chegado a R$ 12 milhões.
A denúncia ainda afirma que Maggi teria mudado de ideia e feito um novo acordo com Alencar Soares para que ele continuasse no cargo. A medida abriria espaço para nomear o, na época, secretário de Fazenda, Eder de Moraes, para o Tribunal de Contas. O valor pago, nesse caso, teria sido de R$ 4 milhões.
A operação Ararath, que teve início em 2013, investigou esquemas de crimes financeiros e lavagem de dinheiro no Mato Grosso.
Leia também1 PGR denuncia Lula, Gleisi e Marcelo Odebrecht ao STF
2 Bolsonaro é recebido com gritos de "mito" na Agrishow