Leia também:
X PL, PP e Republicanos unidos para derrubar Rodrigo Pacheco

PGR denuncia mais 5 ao STF por invasão e depredação da Câmara

Denunciados vão responder por cinco crimes

Pleno.News - 25/01/2023 21h47 | atualizado em 26/01/2023 11h21

Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Divulgação/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta quarta-feira (25), mais cinco pessoas por envolvimento nos protestos que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro. Os denunciados participaram da invasão e da depredação do prédio da Câmara dos Deputados.

Eles responderão por cinco crimes: golpe de Estado, associação criminosa armada, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e dano qualificado por violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União.

A denúncia é assinada pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, chefe do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado para coordenar as investigações sobre os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes.

– Uma vez dentro do Congresso, os cinco denunciados teriam quebrado vidros, móveis, lixeiras, computadores, totens informativos, obras de arte, pórticos, câmeras de circuito fechado de TV, equipamentos de segurança e veículos. Acessaram e depredaram espaços da chapelaria, do Salão Negro, das cúpulas, do museu, móveis históricos e queimaram o tapete do Salão Verde da Câmara dos Deputados, empregando substância inflamável – afirmou a PGR.

O órgão também pediu, como medida cautelar, o bloqueio dos bens e a preservação de dados digitais e de postagens dos denunciados Isso porque, de acordo com a PGR, novas convocações para mobilizações nacionais foram registradas.

Com a nova cota encaminhada nesta quarta ao Supremo Tribunal Federal (STF), já são 103 denunciados pelos atos. Cabe agora ao tribunal decidir se aceita a denúncia e abre uma ação penal.

A PGR tem três investigações abertas sobre os protestos extremistas. Elas foram dividias por núcleos, pata chegar aos financiadores, aos executores e aos “autores intelectuais” dos atos.

*AE

Leia também1 PL, PP e Republicanos unidos para derrubar Rodrigo Pacheco
2 Conselho do BNDES aprova Mercadante para a presidência
3 Trump terá de volta suas contas no Facebook e Instagram
4 Moraes multa Telegram por não bloquear Nikolas Ferreira
5 Homem que criticou advogado de Lula é indiciado por 3 crimes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.