Leia também:
X Creche: Crianças feridas tiveram lesões no rosto e nas costas

PGR denuncia mais 203 por manifestações radicais no DF

Número de denunciados pelos atos radicais no Distrito Federal, em 8 de janeiro, chega a 1.390

Pleno.News - 05/04/2023 15h45 | atualizado em 05/04/2023 17h09

Imagens da manifestação em Brasília com invasão do Congresso, STF e Planalto Foto: EFE/ Andre Borges

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou mais 203 investigados por atos radicais no dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as dependências do Supremo, Congresso e Planalto. O Ministério Público Federal (MPF) imputa ao grupo, que foi preso no acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília, incitação à animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa.

O número de denunciados pela ofensiva antidemocrática chega a 1.390; 239 desses são apontados como executores, 1.150 como incitadores e um policial legislativo acusado de suposta omissão ante a depredação das sedes dos Três Poderes.

O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda vai julgar o recebimento das denúncias apresentadas pela PGR, tornando réus os acusados. Tal decisão deve ocorrer de forma colegiada, ou seja, com pronunciamento de todos os integrantes da Corte máxima. Ainda não há data para que ela ocorra.

Em caso de recebimento das denúncias, há uma expectativa de que a instrução dos processos se dê ainda no âmbito da Corte máxima.

Com a nova leva de acusações desta terça-feira (4), a PGR diz ter finalizado as denúncias relativas aos presos pelos atos radicais, na Praça dos Três Poderes – considerados executores do vandalismo – e aos detidos no dia 9 de janeiro, no acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília – classificados como incitadores.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, diz que agora os procuradores vão se dedicar à identificação dos financiadores da ofensiva e à apuração sobre a omissão de agentes públicos no dia dos ataques.

No dia 16 de março, o ministro Alexandre de Moraes finalizou a análise de todos os pedidos de soltura feitos pelos detidos durante a ofensiva antidemocrática. Segundo dados divulgados na ocasião, 294 investigados seguiam presos – 86 mulheres e 208 homens.

*AE

Leia também1 Rodrigo Pacheco marca, enfim, leitura da CPMI do 8 de janeiro
2 Moraes autoriza visita de Bia Kicis a presos pelo 8 de janeiro
3 Contra a PGR, Moraes mantém, de ofício, manifestantes presos
4 Pedido de soltura de Jefferson será levado ao plenário do STF
5 Aliados de Bolsonaro sufocam a esquerda nas redes sociais; veja

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.