Leia também:
X Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 34,9 milhões

PGR dá 5 dias para autoridades ‘explicarem’ ação policial no RJ

Operação na favela do Jacarezinho deixou pelo menos 28 mortos

Henrique Gimenes - 07/05/2021 21h49 | atualizado em 07/05/2021 21h52

Procurador-Geral da República, Augusto Aras Foto: STF/Rosinei Coutinho

Nesta sexta-feira (7), o procurador-geral da República, Augusto Aras, deu um prazo de cinco dias para que o governador do Rio de Janeiro, preste informações sobre uma operação polícia na comunidade de Jacarezinho, na capital do estado. A solicitação também foi feita ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, assim como a outras autoridades e órgãos estaduais.

Batizada de Excerptis, a ação teve como objetivo investigar o aliciamento de crianças e adolescentes para ações criminosas. De acordo com a polícia, o tráfico da região adota táticas de guerrilha, com o uso de armas pesadas e homens fardados. A operação deixou pelo menos 28 pessoas mortas, sendo 27 suspeitos e um policial.

Nos ofícios, Aras fala sobre a possibilidade de responsabilização caso tenha sido descumprida uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que impediu ações policiais no estado. Além disso, o PGR também solicitou informações das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública do estado.

Em nota, o governo do Rio informou que o trabalho de inteligência “demorou dez meses para ser concluído”. O governador Cláudio Castro também garantiu que “todos os locais de confrontos e mortes foram periciados” com o intuito de “garantir a transparência e a lisura da operação”.

De acordo com a polícia do RJ, as crianças e os adolescentes aliciados para o crime estariam participando de atos como assassinatos, roubos e até sequestros de trens da Supervia. O Jacarezinho é considerado uma base do Comando Vermelho, maior facção do tráfico no Rio.

Leia também1 Polícia Civil atualiza para 28 o nº de mortos no Jacarezinho
2 RJ: PSB quer investigação sobre operação no Jacarezinho
3 Policial contou histórias para crianças durante ação no Jacarezinho. Veja o vídeo!
4 Jacarezinho: Ao menos 18 dos 24 mortos tinham antecedentes
5 PSOL quer comissão na Câmara para apurar ação no Jacarezinho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.