Leia também:
X Mulher luta contra assaltante e se salva após ajuda de motorista

PGR: ‘Convite a subprocuradora para ir à CPI seria afronta ao MP’

Pedido de comparecimento de Lindôra Araújo foi apresentado pelo senador Eduardo Girão

Pleno.News - 13/05/2021 16h02 | atualizado em 13/05/2021 17h14

Procurador-geral da República, Augusto Aras Foto: Agência Senado/Geraldo Magela

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou mensagem na manhã desta quinta-feira (13) aos integrantes da CPI da Covid no Senado afirmando que um “convite” para que a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo compareça ao colegiado seria “uma afronta ao Ministério Público, sem precedentes na história do país”.

Braço direito do chefe do Ministério Público Federal, Lindôra é responsável por coordenar investigações que envolvam autoridades com prerrogativa de foro no Superior Tribunal de Justiça, como governadores.

O pedido de comparecimento da subprocuradora foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos/CE). O parlamentar é da ala governista, que tem lançado estratégias para colocar prefeitos e governadores na mira da CPI, desviando o foco do governo federal

Na mensagem aos integrantes da CPI, Aras afirmou ainda que a PGR “já se comprometeu tanto com a CPI quanto com o próprio senador Girão a entregar toda a documentação disponível” na instituição.

Segundo nota divulgada pela Procuradoria, o chefe do MPF também lembrou os senadores do entendimento do Supremo Tribunal Federal no sentido de que membros do Ministério Público e juízes não devem prestar depoimentos sobre sua atividade-fim.

Subprocuradora geral da republica lindora araujo
Subprocuradora-geral da Republica, Lindôra Araújo Foto: Reprodução

A mensagem chegou a ser mencionada pelo senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, durante sessão do colegiado realizada na manhã desta quinta-feira (13).

– Nós temos competência constitucional e temos que aprofundar a investigação nos limites da Constituição, não podemos ir além disso – afirmou Renan após ler trechos da mensagem de Aras.

Os senadores chegaram a abordar o requerimento para o comparecimento de Lindôra e ainda trataram de uma eventual convocação do diretor-geral da Polícia Federal Paulo Maiurino.

O presidente da CPI, Omar Aziz, chegou a dizer que fez um alerta a Girão com relação aos dois requerimentos, no sentido de consultar Lindôra e Maiurino sobre uma eventual convocação ou convite para comparecimento na CPI.

Sobre a subprocuradora-geral da República, o presidente do colegiado afirmou.

– Ela investiga. Ela não pode chegar numa CPI, dizer quem está investigando, quem é bandido [e] quem não é. Até porque ela faz um inquérito, encaminha à Justiça e quem vai decidir, no final, é um juiz, um desembargador ou um ministro. Não é ela quem decide – destacou Aziz.

*Estadão

Leia também1 Renan "sente a pressão" e diz a Bolsonaro: 'Pare com a baixaria'
2 Augusto Nunes 'detona' Renan: 'Cafajeste juramentado'
3 Em Alagoas, Bolsonaro chama Renan de 'picareta' e 'vagabundo'
4 Renan critica ida de Bolsonaro a Alagoas: 'Evidente provocação'
5 #RenanVagabundo "toma conta" da web e lidera ranking

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.