Leia também:
X Após interferência de Lula, CPI dos Atos fracassa no Senado

PF recua e concede a Bolsonaro acesso ao inquérito das joias

Pedido havia sido negado em um primeiro momento

Monique Mello - 20/03/2023 13h58 | atualizado em 20/03/2023 16h28

Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: EFE/Joédson Alves

A Polícia Federal voltou atrás e concedeu à defesa de Jair Bolsonaro (PL) acesso ao inquérito do caso das joias trazidas da Arábia Saudita para o Brasil por uma comitiva do ex-presidente. Na semana passada, a PF havia negado o acesso sob a justificativa de que Bolsonaro não era investigado formalmente “até o momento”.

Na última quinta-feira (16), a defesa do ex-chefe do Executivo, coordenada pelo advogado Paulo Cunha Bueno, refez o pedido, sendo atendida desta vez.

O argumento usado pela defesa no recurso foi o de que Bolsonaro já era tratado como investigado pela imprensa em reportagens. Uma fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também foi usada no requerimento. Segundo o ministro, Bolsonaro “poderia ser ouvido na investigação”.

As joias foram apreendidas pela Receita Federal em outubro de 2021, quando um então assessor do Ministério das Minas e Energia tentou passar pela alfândega do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sem declarar as peças. O conjunto com colar, brincos, relógio e anel da marca suíça Chopard é avaliado em R$ 16,5 milhões.

O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, admitiu que sua comitiva trouxe o que seria “presente” do regime da Arábia Saudita para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas explicou que ninguém sabia o que tinha dentro dos pacotes, porque eles estavam fechados.

Leia também1 Flávio sobre joias: "Ninguém sabia o que tinha dentro"
2 Joias: Comissão no Senado vai chamar embaixador saudita
3 Defesa de Bolsonaro diz que ele devolverá joias à Presidência
4 Eduardo Bolsonaro fala em manobra do PT no caso das joias
5 Bolsonaro rebate especulações sobre venda de refinaria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.