Leia também:
X STF: Lewandowski dá acesso ao TCU a mensagens hackeadas

PF realiza buscas em oito estados contra fraudes no auxílio

Foram mobilizados 97 policiais federais para buscas em 28 endereços de todas as regiões do país

Pleno.News - 04/03/2021 09h45 | atualizado em 04/03/2021 10h08

Saques do Auxílio Emergencial são alvo de operação Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a Operação Quarta Parcela contra fraudes no auxílio emergencial pago pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus. Foram mobilizados 97 policiais federais para buscas em 28 endereços no Amazonas, na Bahia, em Goiás, no Mato Grosso, no Paraná, em Rondônia, no Maranhão e em São Paulo. A Justiça também autorizou o sequestro de mais de R$ 170 mil em bens dos investigados.

A operação é mais uma aberta a partir do trabalho de investigação da força-tarefa composta por integrantes da própria PF e do Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, da Caixa Econômica, da Receita Federal, da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União. O grupo integra a chamada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), instituída para identificar fraudes no benefício.

– Os objetivos da atuação conjunta e estratégica são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas que atuam causando prejuízos ao programas assistenciais e, por consequência, atingindo a parcela da população que necessita desses valores – afirma a PF.

Só na Grande São Paulo, uma quadrilha teria causado prejuízos na ordem de R$ 70 mil. No último dia 18, na Operação Terceira Parcela, os investigadores fizeram buscas em endereços ligados aos beneficiários de contas que teriam recebido dinheiro desviado do programa. Na ocasião, foram cumpridos 73 mandados de busca e apreensão em quatro estados.

O programa do governo federal foi desenhado para ajudar trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados que perderam a principal fonte de renda diante da crise causada pela pandemia de Covid-19. Um dos critérios para receber a ajuda é ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda mensal total de até três salários.

*Estadão

Leia também1 STF: Lewandowski dá acesso ao TCU a mensagens hackeadas
2 Marido da rainha Elizabeth é submetido a cirurgia cardíaca
3 Pacheco afirma que CPI não é o melhor caminho contra a Covid
4 Rio decreta que restaurantes e bares terão que fechar às 17h
5 Senadores aprovam texto-base da PEC do auxílio em 1º turno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.