Leia também:
X Governo ucraniano acusa Lula de propaganda pró-Rússia

PF pede prorrogação de prisão de homem que ameaçou Lula e STF

Youtuber Ivan Rejane Fonte Boa Pinto está detido temporariamente desde sexta. PF quer estender prisão por mais cinco dias

Gabriel Mansur - 25/07/2022 18h14 | atualizado em 25/07/2022 19h05

Ivan durante a gravação de um seus vídeos Foto: Reprodução/YouTube TV Papo Reto

A Polícia Federal pleiteia a prorrogação de mais cinco dias da prisão temporária do youtuber e personal trainer Ivan Rejane Fonte Boa, detido na sexta-feira (22), na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minais Gerais. Ele está detido por causa de um vídeo em que faz ameaças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partidos da oposição e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, justamente uma das vítimas das declarações.

A PF justifica que o material que foi apreendido junto ao homem, em Belo Horizonte (MG), ainda está em fase de análise e, por isso, é necessário que o prazo da prisão seja ampliado. O intuito, segundo os investigadores, é “obter elementos informativos que possam ser confrontados com as hipóteses criminais enunciadas”.

– Desta forma, a liberdade do custodiado neste momento poderá ensejar sérios prejuízos à investigação, com possível supressão de provas, que podem ser localizadas com o término da análise do material apreendido ou mesmo a comunicação com outros membros do grupo, que ainda não foram identificados, causando a ineficácia das medidas investigativas – diz a PF.

A prisão do suspeito foi determinada por Moraes na última quarta-feira (20), mas foi efetivada na sexta. A decisão foi dada no âmbito do inquérito das fake news, que tem Moraes como relator e apura ataques feitos ao STF e seus integrantes.

Segundo o ministro, a prisão temporária foi necessária para ajudar na efetividade da busca e apreensão e impedir a eventual destruição de provas ou outros prejuízos à investigação. Moraes também destacou que a prisão temporária poderá ser renovada por mais cinco dias, ou até mesmo convertida em prisão preventiva, que tem prazo indeterminado.

No vídeo, que aparece com a data “7 de setembro de 2022”, o homem disse que a direita caçaria ministros do STF, Lula e outros políticos de esquerda, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB). Disse também para os ministros da Corte saírem do Brasil, porque eles seriam pendurados “de cabeça para baixo”.

O vídeo, feito por Ivan Pinto, chegou ao conhecimento do gabinete de Moraes, que então determinou seu encaminhamento ao delegado Fábio Alvares Shor, da Polícia Federal, para adotar as diligências que entendesse cabíveis. Por entender que esse tipo de conduta “possui risco de gerar ações violentas, diretamente por Ivan Rejane ou por adesão de voluntários”, a PF solicitou sua prisão temporária, a busca e apreensão e o bloqueio das redes sociais.

Leia também1 Justiça mantém prisão de homem que criticou Lula e STF
2 Personal ironizou Moraes antes de prisão: “Está com medo, né?”
3 Moraes manda e PF prende homem que falou em pendurar ministros do STF "de cabeça para baixo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.