Leia também:
X Lula exonera general Dutra do Comando Militar do Planalto

PF ouve militares sobre 8 de janeiro, incluindo comandantes

Corporação investiga suposta participação ou omissão em atos radicais

Pleno.News - 12/04/2023 12h27 | atualizado em 12/04/2023 12h39

Manifestantes em ato no dia 8 de janeiro 2023 Foto: Joedson Alves / Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) começou a ouvir, nesta quarta-feira (12), cerca de 80 militares do Exército sobre os episódios de invasão e vandalismo em prédios públicos ocorridos em 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Os investigadores buscam esclarecer a possível participação ou omissão desses militares antes ou durante os atos que deixaram as sedes dos Três Poderes amplamente depredadas.

Entre os militares já ouvidos nesta quarta está o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que era responsável pelo Comando Militar do Planalto (CMP) no dia 8 de janeiro. Ele já foi ouvido pelos agentes da PF.

No Diário Oficial da União desta quarta, o militar foi exonerado da chefia do CMP. A medida era esperada desde 16 de fevereiro, quando havia sido anunciada pelo Exército.

Outro militar ouvido nesta quarta é o coronel Jorge Fernandes da Hora, que nos dias dos ataques era o chefe do Batalhão de Guarda Presidencial, responsável pela proteção do Palácio do Planalto.

Uma força-tarefa com aproximadamente 50 agentes foi montada pela PF para colher os depoimentos dos militares. As oitivas ocorrem na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. A ideia é ouvir a todos num único dia, técnica que visa evitar que um saiba o que foi dito por outros.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu, no mês passado, apuração preliminar para investigar eventual responsabilidade de militares do Exército nos atos. A medida foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que os militares envolvidos com as manifestações devem ser julgados pela Justiça comum, e não pela Justiça Militar.

*Agência Brasil

Leia também1 Lula exonera general Dutra do Comando Militar do Planalto
2 Deputado compara Lula a Hitler, Mao Tsé-Tung, Fidel e Stalin
3 Apesar de crise partidária, Lula quer manter Daniela no governo
4 Líder do MTST, Boulos vai relatar MP do Minha Casa, Minha Vida
5 PF e CGU miram faculdades em operação contra fraudes no Fies

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.