Leia também:
X Bolsonaro deixa hospital e deve retornar ao Brasil em breve

PF libera 599 presos por atos no DF por “questões humanitárias”

Polícia Federal informou que outras 527 pessoas permanecem presas

Pleno.News - 11/01/2023 07h50 | atualizado em 11/01/2023 10h56

Ginásio para onde os detidos foram levados Foto: Reprodução/Vídeo Site Metrópoles

A Polícia Federal informou, nesta terça-feira (10), que, por “questões humanitárias”, liberou 599 pessoas que haviam sido detidas, no domingo (8), nos atos que resultaram na invasão e depredação de parte das instalações do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF também divulgou que outros 527 investigados permanecem presos.

Em nota, a corporação esclareceu o grupo liberado é composto de “idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças”. Também indicou que “todos estão recebendo alimentação regular, café da manhã, almoço, lanche e jantar, hidratação e atendimento médico quando necessário”.

A Seccional no Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil esteve no ginásio para onde os detidos foram encaminhados e relatou que, segundo o delegado-chefe da Polícia Federal Rodrigo Teixeira, os liberados tiveram “transporte assegurado até a rodoviária, com ônibus à disposição delas”.

Ao todo, 1,5 mil manifestantes foram detidos e conduzidos para a Academia Nacional de Polícia, em Brasília, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. No despacho, o magistrado ordenou a dissolução e prisão em flagrante de todos os acampados em frente ao Quartel General do Exército em Brasília.

Os detidos foram encaminhados à Academia Nacional de Policia em razão do espaço necessário para realização de todos os procedimentos de polícia judiciária. Após os trâmites, os presos são apresentados à Polícia Civil do DF, responsável por encaminhar os detidos ao Instituto Médico Legal e, depois, ao sistema prisional.

– Os procedimentos estão sendo acompanhados, ininterruptamente, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do DF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defensoria Pública da União – informou a PF.

*AE

Leia também1 Bolsonaro deixa hospital e deve retornar ao Brasil em breve
2 Xuxa é condenada a pagar R$ 62 milhões a empresário mineiro
3 Greenwald alerta para o poder que Moraes exerce no Brasil
4 Democracia: Deputada do PCdoB fala em "pegar em armas"
5 PGR pede inquérito sobre condutas de Ibaneis e Torres

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.