Leia também:
X Braga Netto nega ter participado da minuta na casa de Torres

PF faz busca e apreensão contra Ibaneis Rocha e ex-secretário

Ibaneis está afastado do cargo de governador por 90 dias

Paulo Moura - 20/01/2023 15h05 | atualizado em 23/01/2023 18h10

Ibaneis Rocha Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) cumpre, nesta sexta-feira (20), cinco mandados de busca e apreensão contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário executivo da Segurança Pública do DF Fernando de Souza Oliveira.

Ibaneis Rocha e Fernando Oliveira são investigados no inquérito do Ministério Público Federal que apura a conduta de autoridades durante os atos do último dia 8 de janeiro que resultaram na invasão dos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

O pedido de buscas contra Ibaneis e Fernando Oliveira foi realizado pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR. O objetivo dos mandados seria recolher evidências a respeito da postura das autoridades diante das manifestações do dia 8 de janeiro em Brasília. As buscas também estão sendo realizadas na sede do governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti, em Brasília.

Ibaneis está afastado do cargo desde 9 de janeiro após decisão do ministro Alexandre de Moraes. Na decisão, o ministro disse que os atos só podem ter acontecido com a anuência do governo do DF. A retirada de Ibaneis do cargo por 90 dias foi oficializada pelo Supremo por 9 votos a 2 após julgamento feito no dia 11 de janeiro.

Ao portal UOL, o advogado de Ibaneis, Alberto Zacharias Toron, disse que a “busca e apreensão é uma medida de natureza cautelar que visa produção de provas” e que “tudo que a polícia entender que é útil para o desvendamento da investigação, o governador colaborará 100%”.

Leia também1 Cezar de Souza é efetivado como chefe da PF no Distrito Federal
2 PF prende 5 envolvidos nos atos em Brasília em nova operação
3 Marina Silva se emociona após encontro com Greta: "Tocante"
4 Zambelli participa de maior evento antiaborto do mundo
5 Corpos da cabeleireira Elizamar e dos filhos são identificados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.