Leia também:
X Deputados informam a presença de Maduro à embaixada dos EUA

PF e grupo antibomba foram acionados para visita de Maduro

Esquema em torno do ditador venezuelano é ainda mais restrito que o comum

Pleno.News - 29/05/2023 14h39 | atualizado em 29/05/2023 16h22

Lula e Maduro no Palácio do Planalto Foto: EFE / André Borges

O governo brasileiro montou um forte esquema de segurança para recepcionar o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (29), em Brasília. A proteção do líder chavista costuma ser reforçada e um dos motivos de preocupação do próprio governo. Maduro já alegou ter sido alvo de tentativas de atentado, com suposto uso de drones em Caracas, em 2018.

Além de seus próprios seguranças, Maduro vem sendo acompanhado por perto por agentes da Polícia Federal, até mesmo no comboio no qual circula na capital federal, aberto por motociclistas militares.

Um carro do esquadrão antibomba faz varredura nos locais em que o venezuelano estará. O esquema montado para garantir a circulação de Maduro é ainda mais restrito que o comum, nas visitas de chefe de Estado ou de governo.

A Esplanada dos Ministérios foi totalmente bloqueada nas proximidades da Praça dos Três Poderes, que dá acesso ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

O trânsito permaneceu bloqueado em frente ao Palácio do Itamaraty, por uma barreira da Polícia Militar. Atrás deles, agentes do Gabinete de Segurança Institucional foram espalhados na pista, com mais barreiras impedindo a aproximação na entrada principal e na rampa do Planalto.

Em geral, o trânsito fica temporariamente vetado apenas nos momentos de chegada ou saída de autoridades estrangeiras recepcionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo liberado logo depois de entraram na sede da Presidência.

O presidente venezuelano não visitava o Brasil desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente da República Dilma Rousseff.

Ele foi convidado por Lula para participar de uma reunião restrita a presidentes sul-americanos, nesta terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty.

Primeiro a chegar a Brasília, Maduro se reuniu em privado com Lula no Planalto. Depois, ambos mantiveram uma audiência ampliada, com a presença de ministros e participam de uma cerimônia de assinatura de atos bilaterais de cooperação.

No Salão Leste do Planalto, agentes do GSI se posicionaram próximo das vidraças, com pastas balísticas, que se abrem em formato de escudo para blindar Maduro em caso de disparos.

O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro foi adiado por duas vezes. Maduro tem cancelado viagens internacionais às vésperas. Em janeiro, ele deixou de vir a posse de Lula e à cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos), realizada em Buenos Aires.

*AE

Leia também1 Jair Bolsonaro ironiza encontro entre Lula e Nicolás Maduro
2 Leonardo DiCaprio exalta gestão Lula e critica Bolsonaro
3 Nova lei em Uganda prevê pena de morte para relações LGBT+
4 Avião da Igreja Quadrangular é flagrado com 290 kg de droga
5 Premiê espanhol dissolve Parlamento e convoca eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.