Leia também:
X No Rio, vítimas de desabamento de prédio são sepultadas

Pezão é condenado por Bretas a 98 anos e 11 meses de prisão

Ex-governador, porém, seguirá em liberdade até o trânsito em julgado da condenação

Paulo Moura - 04/06/2021 21h48 | atualizado em 04/06/2021 21h50

Luiz Fernando Pezão Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

O ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi condenado em primeira instância a 98 anos, 11 meses e 11 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A sentença foi expedida nesta sexta-feira (4), pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Essa foi a primeira condenação de Pezão no âmbito da Lava Jato fluminense. O ex-governador vai seguir em liberdade até o trânsito em julgado da ação. Outros dez réus foram condenados por Bretas, entre eles o também ex-governador Sérgio Cabral (MDB), de quem Pezão foi vice.

– A culpabilidade é elevada, pois Luiz Fernando Pezão foi um dos principais agentes nos esquemas ilícitos perscrutados nestes autos e assim agiu valendo-se dos cargos de confiança em que ocupou no Governo Cabral, bem como da autoridade conquistada pelo apoio de vários milhões de votos que lhe foram confiados ao elege-lo para vice-governador e governador – afirmou Bretas.

A investigação que levou ao processo foi aberta a partir de informações prestadas por Carlos Miranda, apontado como operador financeiro de Cabral, em acordo de colaboração premiada. Na denúncia apresentada à Justiça, o Ministério Público Federal acusou Pezão de receber dinheiro ilícito por integrar um esquema de corrupção liderado pelo antecessor.

Segundo a denúncia, de 2007 a 2014, Cabral pagou R$ 150 mil mensais a Pezão. O benefício incluiria até um 13° salário. Pezão também foi acusado de receber R$ 11,4 milhões da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), entre 11 de junho de 2014 e 3 de junho de 2015. Cabral, por sua vez, foi condenado a 32 anos, nove meses e cinco dias de prisão pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

*Estadão

Leia também1 CBF trabalha com chance de pedido de demissão de Tite
2 No Rio, vítimas de desabamento de prédio são sepultadas
3 Argentina quer iniciar produção da Sputnik V na próxima semana
4 Datena dá bronca em diretora da Band: “Tem um apresentador aqui”
5 Anvisa libera importação da Sputnik e Covaxin para o Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.