Leia também:
X Brasília: Briga entre petistas vai parar na delegacia

Petista quer barrar Bandeira do Brasil em propaganda política

Em projeto de lei, deputado Márcio Macedo diz que a ideia é "poupar a Bandeira Nacional, e os demais símbolos nacionais, da banalização"

Pleno.News - 02/12/2022 19h24 | atualizado em 05/12/2022 15h02

Petista quer proibir uso da Bandeira do Brasil em propaganda política

Um aliado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um projeto de lei que tem por objetivo “limitar” o uso da Bandeira do Brasil em manifestações que apresentem algum tipo de cunho político-eleitoral. De acordo com o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, a ideia do deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE) é proibir o uso de símbolos nacionais em “propaganda com fins políticos, eleitorais e partidários”.

No texto apresentado à Câmara como PL 2749/2022, o deputado diz que “a bandeira nacional, sem dúvida, tem posição de destaque garantida dentre os símbolos da pátria. O estandarte verde-amarelo é o grande símbolo da integridade nacional, um dos valores mais caros à Nação. Preservá-lo é dever não só do estado, mas de todos nós”.

Tesoureiro nacional do PT, Macêdo também faz parte da equipe de transição do futuro governo Lula. Ele afirma que a ideia é “poupar a Bandeira Nacional – e os demais símbolos nacionais – da banalização, do desgaste desnecessário, do uso pelas frações políticas, o qual pode mesmo fazer do símbolo de união signo de divisão”.

Para o parlamentar, “determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas” durante as eleições, e “até mesmo para fazer apologia ao nazismo”.

Leia também1 STF forma maioria para arquivar ação de Bolsonaro contra Moraes
2 Brasília: Briga entre petistas vai parar na delegacia
3 Saiba quem é o jornalista com o maior salário da CNN
4 Brasil perde para Camarões e enfrentará Coreia do Sul
5 Professora que levou 7 tiros em escola do ES recebe alta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.