Leia também:
X Requião assina desfiliação após 40 anos: “O MDB acabou!”

“Permanecemos atentos aos ataques de inverdades”, diz Fux

Ministro discursou no STF "em defesa da democracia"

Monique Mello - 02/08/2021 16h47 | atualizado em 02/08/2021 16h55

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux Foto: Fellipe Sampaio/STF

Ao abrir os trabalhos do STF nesta segunda-feira (2) para o segundo semestre, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux fez um discurso em defesa da democracia, com críticas ao governo, porém sem citar diretamente Jair Bolsonaro. O ministro falou sobre a preocupação do STF com “ataques de inverdades”, que, segundo o ministro, “deslegitimam veladamente as instituições do país”.

– Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país – afirmou.

Segundo Fux, tais ataques “ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de anos”.

– Afinal, no contexto atual, após 30 anos de consolidação democrática, o povo brasileiro jamais aceitaria que qualquer crise, por mais severa, fosse solucionada mediante mecanismos fora dos limites da Constituição – disse o ministro.

O presidente do STF cobrou abertamente “respeito às instituições”, algo classificado por ele como a chave para o desenvolvimento do país.

– Não por acaso, o economista Daron Acemoglu preconiza que a chave para o desenvolvimento de uma nação perpassa a construção de um ambiente sólido de respeito às instituições, balizado em uma cultura política íntegra e proba. Nações que souberam construir instituições fortes, independentes e inclusivas alcançaram ciclos virtuosos de prosperidade. Trago uma advertência, porém: democracia é o exercício da liberdade com responsabilidade – finalizou Fux.

 

Leia também1 18 ex-presidentes do TSE enviam nota rechaçando voto auditável
2 Weber dá prazo para Bolsonaro explicar bloqueio de jornalistas no Twitter
3 Bolsonaro diz que Mourão não tem atrapalhado em nada
4 Bolsonaro sugere que Barroso 'baixe a crista': 'Quem ele pensa que é?'
5 Bolsonaro diz que Lula "vendeu até a mãe" para seguir no poder

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.