PEC Lula: Deputado quer vetar candidatos acima de 80 anos
Medida afetaria diretamente o atual presidente, que atingiria a idade em outubro de 2025
Paulo Moura - 08/07/2024 14h35 | atualizado em 08/07/2024 15h37

Diante da repercussão recente do fiasco protagonizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em um debate contra o ex-presidente Donald Trump, o deputado federal José Nelto (PP-GO) pretende apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para barrar no Brasil as candidaturas ao Poder Executivo de pessoas com mais de 80 anos. Para levar o projeto em frente, Nelto está coletando assinaturas.
A proposta do deputado federal é que candidatos a presidente da República, governador e prefeito não possam disputar esses cargos caso tenham mais de 80 anos. A medida poderia afetar de forma direta justamente o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegará a essa idade em outubro de 2025.
– Nós temos que limitar. Não podemos ter candidatos a Presidência da República a ponto de encerrar um mandato com 84 anos. É preciso colocar limite (…). Me preocupo com o presente e o futuro do nosso país, é muita responsabilidade entregar a gestão do país para alguém que vai encerrar o mandato com 84 anos – justificou Nelto.
As discussões sobre a imposição de uma idade limite para candidaturas políticas aumentaram após o presidente americano Joe Biden não ter conseguido completar algumas frases e confundido assuntos no debate presidencial com Donald Trump, no último dia 27 de junho. Desde então, os americanos passaram a questionar a capacidade dele de governar. Biden está com 81 anos e irá encerrar seu mandato com 82.
Leia também1 CPAC emite nota após repórter da CNN ser hostilizada no evento
2 Extrema-esquerda causa tumulto na França após resultado eleitoral
3 EUA: Goiana é morta com facada no pescoço pelo companheiro
4 Biden diz a aliados que é hora de parar de pressioná-lo a desistir
5 Vitória da esquerda na França é exemplo para o Brasil, diz Janja