Leia também:
X Emendas de relator: Medida já tem 4 votos contrários no STF

PDT mudará orientação e deve votar contra PEC dos Precatórios

Votação da legenda em primeiro turno chegou a irritar até o pré-candidato da sigla à Presidência, Ciro Gomes

Paulo Moura - 09/11/2021 09h01 | atualizado em 09/11/2021 09h19

Plenário da Câmara dos Deputados Foto: Câmara dos Deputados/Cleia Viana

O deputado federal Wolney Queiroz (PE), líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Câmara dos Deputados, afirmou nesta segunda-feira (8) que a sigla vai mudar de posicionamento e orientará seus parlamentares a votarem contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios, que será deliberada em segundo turno nesta terça-feira (9) na Câmara.

– Em nome da unidade partidária, o nosso partido vai mudar a orientação de sim, para não, na votação de amanhã. Nós avaliamos e é para isso que as PECs são votadas em dois turnos, para que haja tempo para a decantação dos assuntos, para o aprimoramento das posições – disse Wolney.

O texto-base da PEC foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (4), por 312 votos a 144, em primeiro turno. Na ocasião, 15 dos 25 deputados federais que integram a bandada do partido votaram a favor da medida. A decisão dos parlamentares irritou até o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, que decidiu suspender a candidatura.

Apesar da mudança de orientação na votação, os próprios pedetistas reconhecem que, entre os 15 deputados que votaram a favor do texto em primeiro turno, alguns devem repetir os votos pela aprovação da proposta em segundo turno.

Nesta terça-feira (9), a Executiva do PDT se reúne em Brasília para discutir a posição do partido no segundo turno de votação da PEC dos Precatórios e há a possibilidade de fechamento de questão, ou seja, possíveis punições a quem não seguir a posição da legenda.

Leia também1 Maduro parabeniza Ortega por "grande vitória" e pede "respeito"
2 Emendas de relator: Medida já tem 4 votos contrários no STF
3 Aos 87 anos, morre Iris Rezende, ex-governador de Goiás
4 Eduardo critica candidatura de Moro: "Biografia acima de tudo"
5 Polícia encontra cabo enrolado em hélice do avião de Marília

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.