Leia também:
X General Heleno desabafa: “Foram 20 anos de vergonha”

PDT ameaça expulsar Tabata Amaral por apoiar Previdência

Partido afirmou que irá expulsar quem votar a favor da atual reforma

Gabriela Doria - 10/07/2019 13h47 | atualizado em 10/07/2019 14h19

Deputada federal Tabata Amaral foi ameaçada de expulsão pelo PDT Foto: Câmara dos Deputados/Luís Macedo

O comando nacional do PDT ameaça expulsar do partido um grupo de deputados, entre eles Tabata Amaral, eleita por São Paulo, que sinalizou intenção de votar a favor da reforma da Previdência. O presidente nacional pedetista, Carlos Lupi, argumenta que o partido fechou questão, em convenção realizada em março, contra as mudanças no sistema previdenciário propostas pelo governo Jair Bolsonaro.

Dessa forma, ele afirma que quem descumprir a orientação partidária responderá a um processo disciplinar.

– Até uma semana atrás, a Tabata tinha posição igual à do partido. De uma semana para cá, a gente ainda não sabe os motivos, ela mudou de posição, e ontem [terça-feira (9)] ela esteve aqui com outros deputados e me comunicou isso – disse Lupi à reportagem nesta quarta-feira (10).

A penalidade do processo disciplinar, segundo Lupi, varia de advertência a desligamento do partido.

Questionado, o dirigente partidário não quis antecipar qual a punição que poderia ser aplicada para os parlamentares que não acatarem a decisão da convenção, mas disse tratar-se de um caso “grave”.

Apesar das declarações de Lupi, Tabata Amaral já deu declarações públicas que indicam apoio à proposta, embora também tenha feito críticas a itens que constavam no texto original, como as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural.

Nesta terça, em outra demonstração de apoio à proposta, Tabata foi um dos três congressistas do PDT que votaram contra uma manobra regimental para adiar a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

A assessoria da deputada disse que ela não comentaria as declarações de Lupi e que tampouco adiantaria seu voto.

À reportagem, Lupi afirmou ainda que se reuniu com Tabata Amaral e com outros “cinco ou seis deputados”, na terça-feira, quando eles lhe comunicaram a intenção de votar a favor da reforma da Previdência.

Lupi disse que, no encontro com os parlamentares, não falou em nenhum momento que eles seriam expulsos, mas deixou claro que eles “teriam as sanções previstas no estatuto”.

O dirigente partidário disse que o partido considerará desrespeito à decisão da convenção o deputado que apoiar no plenário a votação sobre o mérito da reforma da Previdência, e não as deliberações de manobras regimentais, como as que ocorreram na terça-feira.

*Folhapress

Leia também1 PDT vai expulsar quem votar a favor da nova Previdência
2 Joice garante ter apoio da esquerda pela Previdência
3 Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.