PDT aciona o STF por extinção do Ministério do Trabalho
Para o partido, decisão de Bolsonaro é inconstitucional e suprime a "implementação de direitos sociais"
Henrique Gimenes - 08/01/2019 19h17

Nesta terça-feira (8), o PDT apresentou, ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação em que pede a suspensão do ato de presidente Jair Bolsonaro que acabou com o Ministério do Trabalho. A extinção foi publicada em uma Medida Provisória (MP) no dia 1º de janeiro.
Com a decisão de Bolsonaro, as atribuições do Ministério do Trabalho foram dividas entre os ministro da Economia, da Justiça e da Cidadania. Para o PDT, no entanto, acabar com a pasta representa um enfraquecimento dos direitos previstos na Constituição.
“A extinção deste órgão é providência inconstitucional (…) Essa medida suprime a adequada implementação dos direitos sociais das relações de trabalho”, afirma o partido.
O relator da ação é o ministro Ricardo Lewandowski. No entanto, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, pode decidir se há urgência e analisar o caso antes do fim do recesso do Judiciário.
Leia também1 'Previdência será apresentada a Bolsonaro semana que vem'
2 Jair Bolsonaro é homenageado com medalha pela Marinha