Leia também:
X Médico faz relato emocionante antes de morrer por Covid-19

Pazuello defende diagnóstico precoce contra a Covid-19

Ministro disse que medida é necessária parar iniciar um tratamento imediato e "parar o sangramento"

Henrique Gimenes - 10/08/2020 14h49 | atualizado em 10/08/2020 15h36

Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde Foto: MS/Erasmo Salomão

Nesta segunda-feira (10), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, falou sobre o número de mortos por Covid-19 no Brasil e defendeu o diagnóstico e tratamento precoce para “parar o sangramento”.

A declaração foi dada durante a cerimônia de inauguração da nova Unidade de Apoio Diagnóstico da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Além de defender o tratamento imediato para a doença, Pazuello também afirmou que não é um número “que vai fazer a diferença”, mas o que “faz a diferença é cada brasileiro que se perde”.

– Todos os dias nós sofremos as perdas. Não é um número que vai fazer a diferença. Não é 95, 98 ou 101 que vai fazer a diferença. O que faz a diferença é cada brasileiro que se perde. Nós precisamos compreender como parar o sangramento com diagnóstico precoce, tratamento imediato e suporte respiratório antes a UTI – destacou.

O ministro recomendou aos brasileiros que, no caso de terem algum sintoma da doença, procurem um médico para que ele prescreva os medicamentos necessários.

– O brasileiro que tiver qualquer sintoma deve procurar o médico, esse médico tem todo o poder soberano de diagnosticar de forma clínica, com base em exames de imagens e testes para definir o tratamento. O brasileiro que for diagnosticado, receba a prescrição dos medicamentos e tome. Não agravando seu quadro, ele não precisará de UTI – ressaltou.

Durante a cerimônia, Eduardo Pazuello também falou que o Ministério da Saúde apoia as medidas de afastamento social.

– Diagnóstico e testagem é a base do tratamento precoce. Não está correto ficar em casa doente, com sintomas, até passar mal com falta de ar. Isso não funciona, não funcionou e deu no que deu e nós há dois meses já mudamos esse protocolo (…) Medidas preventivas e afastamento social são medidas de gestão dos municípios e Estados, e nós apoiamos todas elas, porque quem sabe o que é necessário naquele momento precisa de apoio, e nós apoiamos. Mas fica a lembrança, independentemente da medida que se tome, tem que estar aliada à capacidade de triar e procurar se as pessoas estão ou não com sintomas o tempo todo – apontou.

Leia também1 Eduardo critica Anitta e acusa esquerda de hipocrisia
2 Cloroquina: Bolsonaro publica relato de médicos perseguidos
3 Bolsonaro detona a Globo por "festejar" 100 mil mortes
4 Heloísa revela que teve Covid e agradece a Deus por cura
5 "A hidroxicloroquina tem dado certo", afirma Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.