Projeto de Pavanato quer proibir MST de receber verba pública
Proposta também prevê rescisão imediata de contratos vigentes
Ana Luiza Menezes - 20/02/2026 13h55 | atualizado em 20/02/2026 14h22

O vereador Lucas Pavanato (PL-SP) protocolou na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que proíbe o repasse de qualquer verba pública, auxílio, subvenção ou cessão de bens municipais a movimentos envolvidos em invasões de propriedade privada.
A proposta mira diretamente grupos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), caso fique comprovado envolvimento em esbulho possessório, organização logística ou incentivo a ocupações ilegais.
Pelo texto, ficam proibidos repasses financeiros por meio de convênios e parcerias; concessão de auxílios e subvenções; e cessão de bens públicos municipais.
O projeto também prevê rescisão imediata de contratos vigentes; devolução integral dos valores recebidos; e proibição de contratar com o município por até dez anos.
De acordo com Pavanato, “não é aceitável que o dinheiro do contribuinte financie movimentos que invadem propriedades privadas e atuam à margem da lei”.
A justificativa cita entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que já considerou constitucional a proibição de repasse de recursos públicos a grupos envolvidos em invasões.
Para acessar o projeto de lei, clique aqui.
Leia também1 Câmara do DF arquiva pedidos de impeachment contra Ibaneis
2 Daniel Vorcaro, do Master, desiste de comparecer à CPMI do INSS
3 Tarcísio cobra governo Lula sobre rompimento de contrato da Enel
4 STF formaliza ação penal que torna Eduardo réu por obstrução
5 João Campos e Tabata Amaral vão se casar neste sábado



















