Leia também:
X Maia critica DEM por ‘comandar defesa de Bolsonaro’ na CPI

Paulo Guedes demite secretário especial da Fazenda

Cargo será ocupado pelo secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal

Monique Mello - 27/04/2021 14h53 | atualizado em 27/04/2021 15h38

Waldery Rodrigues não será mais secretário especial da Fazenda Foto: Edu Andrade/Ministério da Economia

O ministro Paulo Guedes demitiu o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, nesta terça-feira (27). O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal foi escolhido para ocupar o cargo. Na hierarquia do Ministério da Economia, o Tesouro Nacional é ligado à Secretaria Especial da Fazenda.

A saída de Waldery do cargo veio depois de uma série de embates em torno da sanção do Orçamento de 2021, que sofreu um veto de R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões.

Waldery queria ficar no cargo até junho, mas o Orçamento mostrou a necessidade de antecipar uma mudança que já estava no radar. A condução do processo pelo atual secretário foi muito criticada pela ala política, mas o trabalho de Waldery também costuma ser alvo de outras áreas dentro do Ministério da Economia, que reclamam que as decisões importantes “travam” na Fazenda.

Para o lugar de Funchal no Tesouro, Paulo Guedes pode buscar um nome dentro da própria pasta. Jeferson Bittencourt, assessor especial de Relações Institucionais e funcionário de carreira, é cotado para assumir o cargo.

Funchal assumiu o Tesouro em julho de 2020, após a saída de Mansueto Almeida. Antes, ele foi diretor de programa na própria Secretaria Especial da Fazenda.

A troca no Tesouro e na Fazenda não é a única dentro do Ministério da Economia. A assessora especial para reforma tributária, Vanessa Canado, também vai deixar a equipe de Guedes. A saída deve ocorrer antes da votação do relatório de reforma tributária na Câmara dos Deputados.

A interlocutores, Vanessa tem dito que encerrou seu trabalho na pasta e que sua saída já estava programada desde janeiro. Essa deve ser a última semana da assessora dentro da Economia.

Leia também1 "Parecer da reforma tributária será apresentado até 3 de maio"
2 Janaina Paschoal diz que “nem amarrada vota no PT”
3 Lira: "CPI é perda de tempo, pois o Congresso não é delegacia"
4 Queiroga diz ter garantia de que não faltará recurso para Saúde
5 Bolsonaro cita art. 142 e critica restrições em entrevista a Sikêra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.