Leia também:
X Allan rebate Noblat: ‘Não estou em paz. Estou livre dos tiranos’

Partido de Moro tem dirigente condenado por nepotismo

Presidente do Podemos no Paraná, César Silvestri Filho também é réu na Justiça

Pleno.News - 14/12/2021 16h29 | atualizado em 14/12/2021 17h32

César Silvestri Filho Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

Partido do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, o Podemos possui em seus quadros um dirigente que já foi condenado por nepotismo. Trata-se de César Silvestri Filho, que é o presidente da sigla no Paraná, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

Silvestri Filho já foi prefeito de Guarapuava (PR) entre os anos de 2012 e 2020. No período, o político chegou a ser alvo da Justiça, assim como a sua equipe.

Em 2013, informou o veículo, a secretária de Educação, Sandra Zannette, e o secretário de Obras, Edson Sanches, do município foram presos devido a uma fraude na licitação para o espetáculo A Paixão de Cristo.

Em 2015, houve novos problemas na Justiça. Tanto Silvestri Filho quanto outros dois secretários e um assessor foram condenados por improbidade administrativa e por nepotismo. Este último processo está correndo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ex-ministro da Justiça Sergio Moro Foto: PR/Isac Nóbrega

Além disso, em 2015, Silvestri Filho virou alvo de um processo aberto pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) também por improbidade administrativa.

Ao veículo, a defesa do presidente do Podemos no Paraná afirmou que, no processo por nepotismo, nenhum dos servidores nomeados “era parente de Silvestri Filho. Havia imputação tão somente de violação a princípios da administração pública, sem qualquer lesão ao erário ou dolo”, explicou Gustavo Guedes, advogado do político.

Já sobre o processo de improbidade, a defesa apontou que “as situações são consideradas de pouca gravidade, com imposição de multa civil por violações a princípios, afastadas, assim, penas mais graves, como a suspensão de direitos políticos, ressarcimento ao erário e a impossibilidade de contratar com o poder público”.

Leia também1 Fim do contrato de Moro com consultoria está na mira do MP
2 "Decisão do ministro Barroso está correta", diz Moro em vídeo
3 Tribunais revogam 277 anos de penas em casos de corrupção
4 Doria elogia Barroso por decisão sobre o passaporte da vacina
5 Bolsonaro divulga vídeo denunciando "jogo do poder" de Moro e Dallagnol contra seu governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.